Verão Maior Paraná: universidades estaduais levam ciência, lazer e saúde ao Litoral

Atividades incluem planetário itinerante, giroscópio humano, jogos de tabuleiros antigos e de matriz africana, além de atividades artísticas e culturais. Equipes estão disponíveis para aferir pressão arterial e realizar testes de glicemia. Também são oferecidas orientações sobre primeiros socorros.
Publicação
14/01/2025 - 16:00

Confira o áudio desta notícia

Universidades estaduais do Paraná levam atividades relacionadas à ciência e à saúde ao Litoral do Estado integrando as ações do Verão Maior Paraná, entre elas a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com o planetário itinerante. Nesta semana, os moradores locais e turistas podem explorar os mistérios do universo por meio de projeções imersivas e exibições educativas sobre astronomia. As sessões são gratuitas e ocorrem das 16h às 22h.

Na quarta, quinta e sexta-feira (15,16 e 17), a estrutura estará montada na Praça Caiobá. No sábado e domingo (18 e 19), os turistas poderão visitar o planetário na Praça Central de Matinhos.

Outra atração é o giroscópio humano, um equipamento que simula a sensação de mudanças de espaço e gravidade. Essas atividades fazem parte do projeto Ciência em Movimento, que tem como objetivo promover um espaço itinerante de popularização da ciência.

“Nosso objetivo é despertar o interesse pela ciência de forma prática e envolvente. O planetário e o giroscópio são ferramentas incríveis para mostrar como o universo e os princípios físicos estão presentes no nosso dia a dia”, afirma o professor da Unioeste, Valdecir Soligo, responsável pelas atrações.

As outras universidades também estão presentes na programação, na Arena Verão Maior, em Caiobá. As ações ocorrem das 8h às 12h e das 15h às 19h, na Avenida Atlântica, entre as ruas Londrina, Paranaguá e Ponta Grossa.

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) desenvolve jogos de tabuleiros antigos e de matriz africana. Um dos jogos de tabuleiro que a população pode conhecer é o “senet”, jogado pelos faraós do Egito Antigo.

Diversas atividades lúdicas e interativas estão disponíveis para crianças, adultos e idosos. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promovem atividades artísticas e culturais. A programação inclui oficinas de pintura, contação de histórias, gincanas e brincadeiras que estimulam a criatividade e a socialização.

Estudantes e professores da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) oferecem atividades que estimulam o desenvolvimento cognitivo e físico de pessoas de todas as faixas etárias. O intuito é promover o bem-estar dos participantes.

SAÚDE – Além das atrações de ciência e lazer, o evento contará com ações voltadas à saúde da comunidade. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade do Norte do Paraná (UENP) desenvolvem ações educativas nesta área. Equipes estão disponíveis para aferir pressão arterial e realizar testes de glicemia. Também são oferecidas orientações sobre primeiros socorros, capacitando os participantes para agir em situações de emergência.

A partir do dia 21 de janeiro até 2 de fevereiro, as universidades levarão outras atividades para o litoral, como projetos de educação e conservação ambiental, jogos eletrônicos e jogos de tabuleiro.

A participação das universidades no Verão Maior Paraná é uma parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) para promover a divulgação científica.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verão. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

GALERIA DE IMAGENS