Esta quarta-feira (29) teve um marco na história do Paraná com o lançamento oficial da Universidade dos Prefeitos, nas Nações Unidas, em Genebra, na Suíça. Autoridades do Estado, prefeitos e representantes de algumas associações municipais participaram da aula magna do projeto conduzido pelo Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar) e pela Organização Mundial da Família (WFO).
A Universidade os Prefeitos é um programa de capacitação dos prefeitos do Paraná em gestão pública, visando o desenvolvimento dos municípios, a melhoria da administração pública, e, ainda, a ampliação de recursos às cidades a fundo perdido por meio de organizações internacionais. Esta iniciativa é mais uma ação do processo de aceleração dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) nos 399 municípios do Estado.
A proposta visa ampliar a Agenda 2030. O curso terá duração de nove meses, com previsão de dois encontros semanais. A universidade trabalhará com diferentes vertentes, atuando na capacitação em gestão municipal, na elaboração de projetos e no repasse de informações atualizadas a organismos como o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), entre outros.
- Em evento com vereadores de todo o Paraná, governador destaca diálogo como princípio
- Estado participa da Cúpula Mundial da Família 2022, que iniciou os trabalhos nesta terça
“O Paraná mais uma vez sai na frente”, disse a superintendente-geral Desenvolvimento Econômico e Social, Keli Guimarães, que representou o Governo do Estado. “Os participantes dessa formação terão acesso ao que há de melhor no mundo. Há recursos disponíveis a fundo perdido para financiar o desenvolvimento dos municípios, mas faltam projetos qualificados para a obtenção desses fundos. Estamos ampliando as ações do Estado em busca dos 17 ODS”.
Segundo ela, os prefeitos dos 399 municípios do Paraná serão convidados a participar e a certificação será dada pela Unitar.