A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) vai implementar em Toledo mais um curso de graduação: Licenciatura em Educação Especial Inclusiva. Ele terá 32 vagas e duração de oito semestres. A previsão é que as aulas comecem ainda em 2024, após a implementação do processo seletivo, que deve ser anunciado nas próximas semanas.
O curso é voltado para qualquer pessoa que tenha concluído o Ensino Médio e será presencial, com um total de 3.200 horas, incluindo estágios. É a primeira formação no Estado com essa ênfase.
A proposta foi construída por docentes do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) do Câmpus de Toledo, sob a coordenação da professora Tânia Aparecida Martins, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação da Unioeste (PROGRAD). O curso foi aprovado no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), do Ministério da Educação.
Entre as 32 vagas que serão abertas, será destinada uma porcentagem para estudantes indígenas, pardos, pretos, quilombolas e da população de campo, assim como pessoa surda ou pertencente ao público-alvo da Educação Especial.