Unioeste leva serviços do AgriTech Symbiosis Lab ao Show Rural 2025

Além das pesquisas, o AgriTech Symbiosis Lab se destaca na prestação de serviços laboratoriais e técnicos para a comunidade acadêmica e empresas, especialmente do setor de proteína animal. Ele agrega ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica e é um eixo estratégico para o desenvolvimento sustentável do setor agroalimentar na região Oeste.
Publicação
10/02/2025 - 15:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O AgriTech Symbiosis Lab, o Laboratório Multiusuário e de Prestação de Serviços da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), marca presença no Show Rural 2025, um dos maiores eventos de tecnologia agrícola do Brasil. Durante o evento, o laboratório apresenta suas iniciativas em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&DI), além dos serviços técnicos especializados.

O projeto é composto por uma rede de laboratórios especializados, incluindo: LabLES: Laboratório de Engenharias Sustentáveis; LPS: Laboratório de Separação de Processos; LEPEQ: Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão para a Engenharia Química; GENPEC: Grupo de Estudos em Materiais Nanoestruturados, Eletroquímica e Catálise; e LAMIBI: Laboratório de Microbiologia e Biotecnologia.

As áreas de atuação abrangem aproveitamento e transformação de matérias-primas secundárias do processamento de alimentos, especialmente do setor de proteínas, para produzir produtos de alto valor agregado, como hidrolisados proteicos, colágeno e queratina; produção de bioinsumos, como inoculantes de solo, biochar e fertilizantes orgânicos; extração de compostos bioativos de plantas e matérias-primas de origem animal para aplicação em fitofármacos e biofármacos; e desenvolvimento de biomateriais para liberação controlada de ativos, regeneração óssea e celular.

Além das pesquisas, o AgriTech Symbiosis Lab se destaca na prestação de serviços laboratoriais e técnicos para a comunidade acadêmica e empresas, especialmente do setor de proteína animal. Ele agrega ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica e é um eixo estratégico para o desenvolvimento sustentável do setor agroalimentar na região Oeste.

No estande da Unioeste juntamente com as atividades do AgriTech Symbiosis LAB, também são apresentados os outros pilares do AgriTech Symbiosis: a Rede de Pesquisadores, que reúne as expertises dos professores das universidades Unioeste, UTFPR, UFPR e UEL, e o HUB de Inovação, estruturado para atender demandas de P&DI e serviços técnicos especializados nas áreas de agricultura, produção animal, agroindústria, tratamento de águas e efluentes, produção de ativos naturais e nutracêuticos, biomateriais e testes de segurança e eficácia.

A professora Mônica Lady Fiorese, coordenadora do AgriTech Symbiosis, destaca o compromisso da Unioeste para fortalecer a interação com a sociedade. "O AgriTech Symbiosis reflete o compromisso da universidade em transformar conhecimento em soluções práticas, conectando pesquisa, inovação e tecnologia às demandas reais do setor produtivo e da sociedade”, disse.

"Em um cenário de transformações globais, nosso papel enquanto AgriTech é ser um catalisador para o desenvolvimento sustentável, promovendo parcerias estratégicas, formação de profissionais qualificados e criação de soluções que fortalecem a cadeia agroalimentar, impulsionando a competitividade e o progresso regional com impacto global", complementou.

Todos os serviços do AgriTech Symbiosis LAB estão reunidos AQUI.

GALERIA DE IMAGENS