O Governo do Estado liberou um aporte de R$ 1,4 milhão para a implantação de um laboratório de espectrometria de massas de alta resolução na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O recurso foi anunciado nesta sexta-feira (11) no Hospital Regional do Centro-Oeste (HRCO), em Guarapuava, na região Central do Estado, durante a cerimônia de início das atividades acadêmicas no bloco didático da unidade hospitalar.
Vinculado ao Departamento de Medicina da Unicentro, o novo laboratório possibilitará análises precisas de compostos químicos e biológicos, com aplicações em pesquisas farmacêuticas, toxicológicas, ambientais e biomédicas. A espectrometria de massas é um método que vem revolucionando diversos campos da Medicina, desde o diagnóstico precoce até o monitoramento terapêutico.
Com quatro salas de aula, uma biblioteca e um auditório, a estrutura do bloco acadêmico do HRCO será utilizada por professores e estudantes de graduação e pós-graduação para aulas, grupos de pesquisa, seminários e encontros científicos. A iniciativa é resultado de um termo de cooperação firmado em agosto do ano passado entre as secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Unicentro.
O objetivo é ampliar as oportunidades de formação profissional, pesquisa aplicada e extensão universitária, promovendo a prática do conhecimento acadêmico em serviços de saúde de qualidade para a população. A parceria prevê, por exemplo, que alunos do Curso de Medicina da Unicentro realizem, pelos próximos cinco anos, na unidade hospitalar o período de internato, que equivale ao estágio obrigatório de prática médica supervisionada.
O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destacou a importância do espaço no hospital regional para a formação prática na área da saúde. "Essa estrutura é fundamental para as práticas profissionais dos nossos estudantes, especialmente com a expansão dos cursos na área da saúde, incluindo Medicina, que demandam espaços qualificados para estágios e internato, de forma que o HRCO proporciona o ambiente perfeito para a formação profissional de excelência", afirmou.
Segundo o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, a iniciativa representa um avanço importante para o ensino das ciências da saúde na instituição estadual de ensino superior. "Pela primeira vez, nossos estudantes poderão realizar todo o internato em estruturas locais, com acesso integral a um ambiente hospitalar completo, o que assegura uma formação mais consistente e focada na realidade regional, solucionando os desafios logísticos que antes exigiam deslocamentos prolongados dos estudantes para outras cidades", destacou.
O HRCO atende pacientes de 20 municípios da 5ª Regional de Saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e vem se consolidando como referência em atendimento cirúrgico, com uma média de 540 cirurgias por mês. O complexo hospitalar é administrado pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), instituição ligada à Secretaria de Estado da Saúde.
PESQUISA AVANÇADA – O laboratório de espectrometria da Unicentro será utilizado por professores e estudantes que atuam como pesquisadores no âmbito de programas de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas e em Nanociências e Biociências. Considerada uma das técnicas mais avançadas para identificação e quantificação de moléculas, a espectrometria de massas é capaz de identificar e quantificar, com alta precisão, uma ampla variedade de moléculas, e de detectar marcadores de doenças em amostras biológicas.
Segundo a professora Renata Marino Romano, do Departamento de Medicina da Unicentro, o novo laboratório terá aplicação prioritária em pesquisas médicas, mas com potencial para ampliação. "O equipamento tem versatilidade para uso em diversas áreas da ciência e tecnologia, mas nosso foco inicial será na saúde e medicina. Se futuramente surgirem demandas de outras áreas e o laboratório tiver condições de atender, estudaremos a ampliação do portfólio de serviços para realizar pesquisas que não envolvam apenas amostras biológicas", explicou.
A implantação do laboratório conta com o financiamento do Fundo Paraná, uma dotação orçamentária administrada pela Seti para o fomento científico e tecnológico. Com 170 metros quadrados, a estrutura ocupará parte do primeiro pavimento do edifício Cilla Corporate Tower, no bairro Cidade dos Lagos, uma região de Guarapuava que se tornou polo de inovação tecnológica e que concentra investimentos em saúde e educação.
O endereço fica próximo ao HRCO e ao Hospital São Vicente de Paulo, instituição que adquiriu os equipamentos importados que serão instalados na unidade laboratorial. O local das instalações foi viabilizado por meio um convênio que envolve a Unicentro; o Cilla Tech Park, parque tecnológico credenciado no Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec); e a Repinho, empresa com sede em Guarapuava que fabrica e comercializa madeira laminada e chapas de compensado.
POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA – A cerimônia de início das atividades do bloco didático do HRCO também marcou o lançamento da nova edição do evento Paraná Faz Ciência, que neste ano será realizado pela Unicentro, em Guarapuava, entre 29 de setembro e 3 de outubro. Com o objetivo de aproximar a população de temas e projetos relacionados à ciência, a iniciativa integra a programação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2025). No ano passado, o evento atraiu um público de 38 mil visitantes para o campus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na região Noroeste. Em 2025, a expectativa é superar essa marca.
PRESENÇAS – Também participaram do evento o prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala; a deputada estadual Cristina Silvestri; o presidente da Câmara Municipal de Guarapuava, Pedro Moraes; o presidente da Funeas, Geraldo Gentil Biesek; o diretor de Ciência e Tecnologia da Seti, Marcos Aurélio Pelegrina; o chefe do Departamento de Medicina da Unicentro, professor Abrão José Melhem Júnior; o coordenador do Programa Genomas Paraná, David Livingstone Alves Figueiredo; e diretores de campus, gestores e professores da Unicentro.
Também estavam presentes o diretor-geral do HRCO, Fernando Guiné; o consultor do Instituto para Pesquisa do Câncer (Ipec), Luiz Gustavo Morello; o diretor do Cilla Tech Park, Vilso Dubena; a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig), Maria Inês Guiné; e o empresário e professor honorário da Unicentro, Odacir Antonélli.