A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) divulgou o edital de seleção para o Programa de Acesso à Educação Superior para Refugiado. A iniciativa faz parte da estratégia da universidade de pensar constantemente na criação de mecanismos que ofereçam apoio nas questões estudantis. As formas de inclusão de toda a sociedade também são sempre discutidas pela universidade.
O edital foi lançado pela Diretoria de Programas e Projetos, através da Pró-Reitoria de Ensino da Unicentro (Proen). “A iniciativa visa fornecer acesso à educação superior a refugiados em cursos de graduação presenciais da Unicentro e, dessa forma, permitir que possam dar continuidade a seus estudos e sua formação profissional enquanto estiverem residindo no Brasil”, afirma a professora Maria Lurdes Felsner, diretora de Programas e Projetos da universidade.
Entende-se por refugiado toda a pessoa que obtiver o reconhecimento dessa condição pelo Comitê Nacional para os Refugiados, o Conare. A condição é estendida, também, aos demais membros do grupo familiar que dependam economicamente do refugiado, desde que se encontrem em território nacional.
Maria Lurdes explica que serão destinadas para o programa duas vagas de cada um dos cursos de graduação ofertados nas unidades universitárias de Guarapuava e de Irati, com exceção de Medicina.
- UEM desenvolve software que detecta vírus que causa Covid-19 em segundos
- Estudantes simulam debates em "Assembleia das Nações Unidas"
- UEPG ilumina prédios e inicia campanha de combate à violência contra idosos
INSCRIÇÃO – Para a inscrição, o candidato deve apresentar toda a documentação descrita em edital. “O refugiado com interesse na ocupação de vaga do programa deve fazer a inscrição mediante apresentação da documentação comprobatória de acordo com o prazo e demais orientações definidas no edital. Após a análise da documentação é publicado edital com a relação das inscrições aceitas e indeferidas sem identificação nominal dos candidatos até dia 5 de julho”, detalha Maria Lurdes.
A diretora de Programas e Projetos também destaca que a seleção dos candidatos que tiverem a inscrição aceita será por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “A consulta ao resultado obtido pelo candidato no Enem 2020 é realizada por meio do número do CPF, informado no ato da inscrição”, explica.
Segundo a professora, candidatos inscritos para a mesma opção de curso concorrem a vagas através da média de pontuação obtida em todas as áreas do Enem 2020, prevalecendo a pontuação mais alta.
“Em caso de empate, tem prioridade o candidato que obtiver a nota mais alta em redação. São eliminados do processo de seleção os candidatos que tenham obtido resultados igual a zero em qualquer uma das áreas do Enem 2020”, afirma.
RESULTADO – O resultado da seleção – com data, local e horário para a realização da matricula – será publicado até 9 de julho. As inscrições para o Programa de Acesso à Educação Superior para Refugiados seguem abertas 30 de junho e são feitas exclusivamente pela internet, através do Protocolo Online.
Todas as informações estão descritas em edital publicado na página da Proen, no site da Unicentro.