Umuarama tem rede contínua de atendimento de alta complexidade

Cerca de 276 pessoas da região podem utilizar os quatro hospitais da cidade que ofertam esse tipo de procedimentos. As unidades que passaram a funcionau 24 horas a partir desse segunda-feira (06) são retaguarda para outras cidades que integram a região macronoroeste.
07/01/2020 - 10:30

Após cerca de 40 anos, pacientes de Umuarama e região podem contar com todos os hospitais da cidade abertos 24 horas por dia, sete dias na semana. A adequação à Portaria 2395/2011, do Ministério da Saúde, que Organiza o Componente Hospitalar da Rede de Atenção às Urgências no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), foi anunciada em outubro e passou a vigorar nesta segunda-feira (6) nas quatro unidades hospitalares que oferecem serviços de alta complexidade. Antes, abriam 24 horas em sistema de rodízio.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, afirmou que a região de Umuarama está com ampla cobertura para procedimentos de alta complexidade. “Investimos altos valores para viabilizar o atendimento da população que reside em Umuarama e região. Foram repasses destinados para leitos de UTIs, equipamentos e de retaguarda para atendimentos e procedimentos”, explicou.

De acordo com ele, o Governo do Estado se preocupa com o cuidado e atenção à saúde e busca, de forma ordenada, legalizada e transparente, regionalizar e potencializar os atendimentos à população. “Dessa forma, a redução de deslocamento é prioridade no planejamento da saúde”, disse o secretário.

A diretora da 12ª Regional de Saúde do Paraná, Viviane Herrera, destaca a organização dos serviços. “Trabalhamos com o objetivo maior que é atender o paciente no lugar certo e no tempo certo, ou seja, queremos atender ou internar o paciente na unidade hospitalar mais adequada na proximidade e na referência do tipo de tratamento que ele precise.”

ESTRUTURA - O conjunto de hospitais de Umuarama possui equipamentos de ponta, com tecnologia e estruturas modernas. São mais de 960 leitos de internação, 60 leitos de UTIs (adulto, pediátrica, neo-natal e coronarianas), laboratórios de análises clínicas com atendimento 24 horas, centro cirúrgicos de suporte avançado, unidades de pronto-socorro equipados para todo tipo de urgência e emergência, além de unidades radiológicas para exames de imagem.

Além de atender diretamente a população de aproximadamente 276 mil habitantes dos 21 municípios que fazem parte da 12ª RS, as unidades hospitalares são retaguarda para outras cidades que integram a região macronoroeste.

ESPECIALIDADES – Os quatro hospitais mantém convênios e contratos com a Secretaria de Saúde em Umuarama. Embora a região não tenha uma unidade própria do Estado, eles estão credenciados para atendimento de alta complexidade via Sistema Único de Saúde.

O Instituto Nossa Senhora Aparecida é credenciado para cirurgia cardíaca e cardiologia intensivista, cirurgia bariátrica e em urgência e emergência. A Associação Beneficente Noroeste do Paraná (Norospar) é a unidade hospitalar que atende pediatria, neurologia e urgência e emergência, e é, também, a maternidade de referência da região. A Associação Beneficente São Francisco de Assis (Hospital Cemil) está credenciada em alta complexidade para ortopedia, pediatria e urgência e emergência. A União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer (Uopeccan) é o serviço credenciado em alta complexidade em oncologia, ortopedia e em urgência e emergência.

Os esforços dos prefeitos, em conjunto com o Governo do Estado, viabilizaram a maior oferta dos serviços em Umuarama. O presidente da Associação dos Consórcios Intermunicipais do Paraná e prefeito de Alto Piquiri, Luís Carlos Borges Cardoso, disse que o encerramento do rodízio é um registro histórico. “Antes tínhamos um hospital com leitos para pacientes e agora teremos quatro. Dessa maneira, o paciente já vai para o hospital onde será operado ou atendido. Todo mundo ganha com essa situação”, comentou Cardoso.

INVESTIMENTOS – O Hospital Cemil recebeu R$ 2,8 milhões para ampliação e aquisição de equipamentos no segundo semestre de 2019. Foram viabilizados mais 15 novos leitos de UTI, cinco deles pediátricos e dez adultos. O Governo do Estado repassou ao Instituto Nossa Senhora Aparecida R$ 1,6 milhão em dezembro. O valor viabilizou a compra de equipamentos para a implantação de 13 Unidades de Terapia Intensiva Coronarianas, as UTIs para pacientes com doenças cardíacas.

Além dos valores específicos para equipamentos e obras, mensalmente a secretaria estadual da Saúde repassa valores para apoio às especialidades e de custeio para os Hospitais.