Igrejas, capelas, cataratas, praias de água doce, cenários históricos, trilhas e muita cultura esperam o turista que vai passar o feriado de Corpus Christi no Paraná. Os tapetes, característicos da data religiosa, também estarão presentes nas 399 cidades do Estado, com destaques para Curitiba, Maringá, Londrina e Ponta Grossa, com quilômetros de tapetes de referências bíblicas.
O Estado deve receber milhares de turistas neste que é o último feriado prolongado antes do Natal. Os destinos mais procurados devem ser Curitiba e o Litoral, além das atrações tradicionais como Vila Velha, Foz do Iguaçu e o Canyon Guartelá.
Há ainda inúmeras rotas dedicadas a contar parte da história do Estado, dos tropeiros aos alemães da Colônia Witmarsum, das vinícolas aos descendentes de japoneses e da cultura da erva-mate aos parques naturais.
CURITIBA E LITORAL – A expectativa de tempo com sol deve favorecer turistas que optam por Curitiba e o Litoral. A Capital é opção com seus parques, museus e circuito gastronômico, e também cenário da exposição mais emblemática do artista chinês Ai Weiwei, no Museu Oscar Niemeyer (MON). A mostra reúne mais de 60 obras com temática social. Outras atrações típicas são a Ópera de Arame e o Jardim Botânico.
Os turistas também podem optar pela viagem entre Curitiba e o Litoral pelo trem que faz o caminho até Morretes, cidade histórica do Paraná. Os passeios englobam diversos públicos e bolsos. No Litoral, há a opção pelos trajetos turísticos históricos de Morretes e Antonina, com seus produtos típicos, além do ecoturismo que envolve trilhas e rafting (descida em corredeiras).
O Paraná também tem um Litoral que desenvolve o seu potencial a cada ano. Há passeios para a Ilha do Mel, Ilha de Superagui, Guaraqueçaba e as cidades litorâneas de Guaratuba e Pontal do Paraná, propícias para atividades de lazer, sol e praia.
PRAIAS DOCES - O Paraná tem o menor litoral entre os estados da costa brasileira, mas inúmero potencial na água doce, com mais de mil quilômetros de rios contínuos que marcam a divisa do Estado com São Paulo, ao Norte; Mato Grosso do Sul no Noroeste; e a fronteira com o Paraguai, a Oeste. De uma ponta a outra, os rios Paranapanema e Paraná desenham os contornos do Estado somando incontáveis praias de água doce em margens aumentadas pelos imensos lagos das usinas Chavantes, Capivara, Taquaruçu, Rosana e Itaipu. Esses espaços permitem banhos, esportes aquáticos e contam com cachoeiras, matas, resorts e passeios de barco.
FOZ DO IGUAÇU - Foz do Iguaçu, localizada no extremo oeste paranaense, na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, é um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil e o mais visitado por estrangeiros do Paraná. A cidade dispõe de uma média de 27 voos diários.
A Terra das Cataratas também possui um dos maiores parques hoteleiros do país, com 28 mil leitos. O principal cartão-postal da cidade são as Cataratas do Iguaçu, um complexo de 275 quedas no Rio Iguaçu. A cidade também abriga a Hidrelétrica de Itaipu, a maior do mundo em geração de energia, o Parque das Aves, o Marco das 3 Fronteiras e outros atrativos.
VILA VELHA - Criado em 1953, o Parque de Vila Velha, em Ponta Grossa, tem área superior a 3 mil hectares. Ele foi criado para preservar os arenitos e formações históricas do Paraná. As principais atrações são as formações rochosas de formas variadas. A mais conhecida é a Taça. A principal trilha engloba um percurso de 16 km.
GUARTELÁ - O Canyon Guartelá fica no município de Tibagi, a aproximadamente 200 km de Curitiba, e é considerado o 6º maior do mundo, levando em conta sua extensão de 30 km e desníveis de até 450 m. O Parque Estadual do Guartelá protege uma área importante de patrimônio natural e arqueológico do Paraná.
MAIS ATRAÇÕES – O Paraná tem inúmeras outras atrações que podem ser consultadas no portal VIAJE PARANÁ: http://www.viajeparana.com/