UEPG investe R$ 1,8 milhão em complexo de laboratórios de Engenharia de Materiais

07/03/2022 - 19:40

O dia 7 de março simboliza dois marcos para Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG). Além do retorno das aulas teóricas presenciais, foram inaugurados os laboratórios do curso de Engenharia de Materiais (Dema). O prédio tem sua área distribuída em dois pavimentos, totalizando mil metros quadrados, incluindo laboratórios de ensino, informática e pesquisa, salas de aula, salas de professores e auditório. O investimento foi de R$ 1.857.380,21, cerca de R$ 1,4 milhão oriundos de emenda parlamentar.

De acordo com o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, o novo prédio é uma demanda histórica, e o curso tinha a necessidade de expandir essa estrutura. “Esta inauguração é muito importante para nós, pois fortalecerá os cursos de graduação e pós-graduação, a prestação de serviço, e a Universidade poderá participar de editais nacionais”, afirmou.

Em 2012, os docentes do Dema realizaram um planejamento estratégico sobre os gargalos que poderiam dificultar a continuidade do crescimento do curso. Segundo o coordenador da Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, Benjamim de Melo Carvalho, no planejamento houve a prioridade de ampliar a área física do Departamento, considerando três importantes aspectos.

“A implantação do curso de Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais, ampliação de 40 para 50 vagas no curso de graduação e o estabelecimento de parcerias para desenvolvimento de projetos de P&DI financiados por grandes empresas paranaenses/brasileiras”, destacou.

Desde então, a Pró-Reitora de Planejamento (Proplan) iniciou a elaboração do projeto, em parceria com os docentes do Departamento de Engenharia de Materiais. “Os docentes do Dema estão desenvolvendo importantes projetos de P&DI, em parceria com empresas de Ponta Grossa, Campos Gerais e no Brasil”, disse.

“A contribuição do departamento, tanto no ensino quanto na pesquisa, são imensuráveis. Podem-se citar desde a geração de patentes até a relevância internacional, com a participação e publicação de artigos em eventos internacionais”, relatou Andrea Tedesco, pró-reitora da Proplan.

PROFESSORES E ALUNOS – De acordo com Oswaldo Cintho, coordenador do curso de Engenharia de Materiais, a inauguração do prédio representa o maior avanço do curso em ternos de espaço físico, pois a área construída foi praticamente dobrada. “A inauguração da obra é uma etapa importante. No retorno às aulas teóricas presenciais nós já estamos tendo aula no prédio e tivemos a primeira defesa de doutorado, estamos cumprindo o nosso compromisso”, afirmou.

Segundo Maria Salete Marcon Gomes Vaz, diretora do setor de Engenharias, Ciências Agrárias e Tecnologia, os espaços foram construídos com apoio de parceiros. “Já faz 10 anos desde que o projeto foi feito e agora a obra foi concluída. Isso é resultado do comprometimento e dedicação de toda a equipe”, afirmou.

O estudante de doutorado João Paulo Gabre Ferreira falou sobre o comprometimento de uma pesquisa com equipamentos mais sofisticados. “Alguns deles, anteriores à obra, estavam mal acondicionados e não dava para usar direito. Agora, com as novas instalações está bem melhor para desenvolver a pesquisa”, disse.

PRESENÇAS – Também participaram da inauguração o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e o presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Daniel Milla.