As matrículas dos calouros para o ano letivo de 2023 da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) acontecerão em fevereiro, via plataforma digital. Alunos e alunas já podem ir preparando os documentos necessários.
“A aprovação no PSS III ou no Vestibular é o primeiro passo para adentrar na UEPG. Mas para garantir a vaga, faz-se necessário cumprir as instruções contidas nos Manuais de Matrícula”, explica o pró-reitor de graduação, professor Miguel Archanjo de Freitas Junior. O Manual de Matrícula Parte I já está disponível neste link, com as informações, documentos necessários e esclarecimentos sobre o processo de matrícula.
Na Parte II do Manual, que será publicada até 20 de janeiro de 2023, será disponibilizado o cronograma com as datas específicas para as matrículas.
Os documentos para matrícula devem ser providenciados com a maior antecedência possível, pois deverão ser postados na plataforma digital nas primeiras semanas do mês de fevereiro. O ano letivo de 2023 inicia em março, conforme calendário aprovado pelo Conselho de Administração e divulgado pela Prograd.
São três etapas exclusivamente online para a matrícula na UEPG. Primeiro, acontece o envio e recebimento dos número de usuário (login) nos e-mails cadastrados no ato da inscrição para o PSS III e Vestibular 2022. A partir dessa informação, os candidatos poderão criar e cadastrar senhas. Caso o candidato não receba este e-mail até a data limite (divulgada no Manual de Matrícula Parte II), a Prograd disponibilizará o acesso às informações.
A segunda etapa consiste na atualização dos dados e aceite do Termo de Ciência. Ao fazer o login na plataforma com seu usuário e senha, o candidato deve realizar as ações indicadas na página. Por fim, há o envio dos documentos pessoais e de escolaridade, conforme a cota selecionada no ato da inscrição para o vestibular ou processo seletivo. “Este é momento crucial para o envio dos dados e documentos para análise. Aconselha-se que os candidatos tenham sempre em mãos os Manuais de Matriculas para sanar eventuais dúvidas”, explica o pró-reitor.
Devem realizar estes procedimentos todos os candidatos convocados através de edital publicado pela Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) para ingresso nos cursos presenciais de graduação no ano letivo de 2023. Mesmo os candidatos classificados em lista de espera devem enviar a documentação nos prazos estabelecidos pela Parte II do Manual de Matrícula, para evitar a perda da vaga. “O envio dos documentos não significa que estão matriculados, mas sim que estão habilitados, caso tenha vaga”, explica o professor.
Depois do envio de documentos, os candidatos podem acompanhar as chamadas subsequentes e o status da matrícula pela plataforma digital.