UEM seleciona projetos e protótipos para a Semana de Ciência e Tecnologia do Paraná

A seleção é destinada para instituições de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica de todo o território paranaense, públicas e privadas. Conforme o edital, as inscrições se estendem para propostas de arranjos de pesquisa e inovação, startups e ambientes promotores de inovação, como incubadoras e parques tecnológicos.
16/08/2024 - 12:40

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está com inscrições abertas até 20 de agosto para uma mostra científica durante a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná 2024. Denominado Paraná Faz Ciência, o evento integra a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2024), que neste ano, no Paraná, será realizada no período de 7 a 11 de outubro, no câmpus sede da UEM, em Maringá, na região Noroeste do Estado.

A seleção de projetos e protótipos para a mostra científica é destinada para instituições de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica de todo o território paranaense, públicas e privadas. Conforme o edital, as inscrições se estendem para propostas de arranjos de pesquisa e inovação, startups e ambientes promotores de inovação, como incubadoras e parques tecnológicos. Também é possível propor a realização de oficinas e de atividades de cultura e arte.

A visitação ao evento será aberta para toda a comunidade, sendo necessária a inscrição prévia de grupos escolares com mais de dez estudantes, que podem ser do ensino fundamental, médio e superior, inclusive alunos de cursos de pós-graduação. Na programação estão previstas diversas atividades, como oficinas gratuitas sobre ciência, tecnologia, inovação, educação, empreendedorismo, sustentabilidade e apresentações artísticas e culturais.

O Paraná Faz Ciência é uma iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e acontece anualmente no câmpus de uma das universidades estaduais, com a participação de instituições de ensino superior públicas e privadas de todas as regiões do Estado. O objetivo é disseminar os avanços científicos nas diferentes áreas do conhecimento, reunindo professores, estudantes, pesquisadores, cidadãos e agentes produtivos empresariais.

A ação governamental conta, ainda, com o apoio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA).

EVENTOS ACADÊMICOS – Durante o Paraná Faz Ciência 2024, a UEM promoverá, simultaneamente, o 33º Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic 2024), com o objetivo de expor pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibid), e o 7º Encontro Anual de Extensão Universitária (Eaex 2024), para apresentar resultados de projetos de extensão desenvolvidos pela universidade.

Na programação também está previsto o 6º Encontro Anual de Ensino de Graduação (Eaeg 2024), com a finalidade de discutir o ensino de graduação.

Serviço:

Mostra Científica do Paraná Faz Ciência 2024

Inscrição de projetos e protótipos: até 20 de agosto – Formulário AQUI e Edital AQUI

Divulgação do Resultado: 26 de agosto

Realização do evento: 7 a 11 de outubro