A primeira etapa da reabertura escalonada do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) aconteceu nesta quarta-feira (9). Neste momento, ocorre o início do fornecimento do auxílio-alimentação, por meio da distribuição gratuita de marmitas, que começaria em 3 de março, mas foi antecipada, de modo a ajudar os universitários o quanto antes.
As refeições podem ser feitas no RU de Maringá ou no Refeitório do Câmpus Regional de Cianorte (CRC), ou, ainda, levadas para casa. Os contemplados são estudantes de graduação e pós-graduação com renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio e que tiveram suas inscrições deferidas na terça-feira (8) pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH).
A haitiana Dieunie Brizius, 27, aluna do 1º ano de Administração, fez a questão de ser a primeira da fila no almoço desta quarta-feira. “Estou sozinha no Brasil, então a refeição gratuita me ajuda bastante”, disse. Mais do que ajudar, segundo a UEM as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade têm o direito a ter alimentação e que a universidade precisa garanti-lo.
- Com 50% da capacidade, restaurante da UEL volta a servir refeições para consumo no local
- Banco de Leite do Hospital Universitário do Oeste do Paraná precisa de doações
A concessão de auxílio-alimentação integra a Política Institucional de Apoio e Permanência dos Estudantes na UEM. É uma forma de oferecer a eles condições para o atendimento de suas necessidades de alimentação básica, de modo a contribuir para a permanência na universidade e conclusão dos cursos, seja de graduação ou pós. O professor Ricardo Dias Silva, vice-reitor, fez questão de ir ao RU acompanhar o andamento da retomada.
SEGUNDA CHAMADA – Quem teve a inscrição indeferida para receber o auxílio-alimentação por falta de documentação tem até domingo (13) para enviar os documentos faltantes para o e-mail sec-dct@uem.br com o assunto “recurso - inscrição auxílio alimentação”. No dia 15 será publicado no site da DCT um edital com a listagem das inscrições deferidas e indeferidas. No dia 16 passa a ter validade o benefício para as pessoas aprovadas em segunda chamada.
ALMOÇO E JANTAR – O estudante contemplado com o auxílio-alimentação opta por prato com carne ou vegetariano. De acordo com Caroline Mara Genovez da Rocha, assessora da DCT, o aluno precisa diariamente informar se irá consumir ou não a refeição (almoço, jantar ou ambos), de modo a evitar o desperdício de alimento, bem como gasto evitável com fornecedores.
MARINGÁ – Para pegar a marmita em Maringá, o beneficiário precisa ir ao RU (bloco P-01) e retirar o ticket do auxílio-alimentação. É obrigatório apresentar a carteira de estudante emitida pela Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) ou um documento pessoal com foto. O caixa fica aberto das 11h às 13h e das 18h às 19h30. O almoço é servido das 11h30 às 13h e o jantar das 18h às 19h30, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados.
CIANORTE – Para pegar a marmita em Cianorte, o beneficiário precisa ir ao Refeitório (bloco 01) e apresentar um documento pessoal com foto. O almoço é servido das 11h30 às 12h30 e o jantar das 18h15 às 19h15, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados.
DEMAIS CÂMPUS – Há licitações em andamento para atendimento aos outros câmpus. Nas primeiras não houve empresas selecionadas por falta de documentação.