A Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou um edital de fluxo contínuo de chamamento público para o credenciamento de Fundações de Apoio (FA) com a finalidade de auxiliar projetos e programas de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, gestão administrativa, financeira e de pessoas. As inscrições serão realizadas até as 17h30 do dia 15 de fevereiro por meio do e-mail sec-dvl@uem.br.
Em 2021 o Governo do Paraná aprovou a Lei 20.537 que autoriza e normatiza as relações entre as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), os Hospitais Universitários (HUs) e os Institutos de Ciência e Tecnologia Públicos (ICTs) com as Fundações de Apoio.
Segundo Ricardo Vasconcellos, diretor de Desenvolvimento Institucional da UEM, na universidade, para que estas relações sejam institucionalizadas, o primeiro passo é o credenciamento dessas fundações de apoio interessadas, que consiste no envio dos documentos e das declarações, conforme descrito em edital.
A segunda fase do processo é o envio do credenciamento para Registro ou Comunicação do Credenciamento à Superintendência Geral de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti). “Uma vez formalizadas estas relações entre a universidade e as Fundações de Apoio, é esperado que a captação e utilização de recursos financeiros de fontes públicas e privadas seja menos burocrática e que estas mudanças possam dar maior celeridade aos investimentos nas instituições públicas do Paraná por meio de parcerias e prestações de serviço”, explica.
O credenciamento de Fundações de Apoio permite às fundações, dentre várias medidas, arrecadar recursos e doações de pessoas físicas e jurídicas para melhorar e ampliar a estrutura dos hospitais universitários.
Outras informações podem ser obtidas por meio da Diretoria de Desenvolvimento Institucional da UEM.