UEM anuncia cronograma e novos cursos para Vestibular de Verão e PAS

Prova do PAS será aplicada em 1º de dezembro de 2024. Já o Vestibular de Verão terá provas em 12 de janeiro de 2025. Concursos ofertam vagas para ingresso em março do ano que vem, quando o calendário acadêmico da UEM voltará a coincidir com o calendário civil.
12/09/2024 - 18:54

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) anunciou nesta quinta-feira (12) os cronogramas do Vestibular de Verão e do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2024, que têm novidades para este ano. Segundo a Comissão do Vestibular Unificado (CVU), a prova do PAS será aplicada em 1º de dezembro. Já o Vestibular de Verão terá provas em 12 de janeiro de 2025. Assim como o já realizado Vestibular de Inverno 2024, os concursos ofertam vagas para ingresso em março do ano que vem, quando o calendário acadêmico da UEM voltará a coincidir com o calendário civil.

O período de inscrições para os dois processos seletivos é o mesmo, de 1º de outubro a 5 de novembro, com possibilidade de pagamento da taxa de inscrição até o dia 7 de novembro. Para se inscrever, os vestibulandos deverão acessar o site da CVU ou o App Vestibular UEM.

Ao todo, os concursos ofertam 1.266 vagas de graduação na UEM. O Vestibular de Verão soma 892 vagas – 489 para ampla concorrência e 403 para políticas afirmativas com sistema de cota para negros e pessoas com deficiência (PCD). Já o PAS totaliza 374 oportunidades de ingresso aos candidatos da terceira etapa – 209 para ampla concorrência e 165 via política de cotas.

As provas serão aplicadas em Maringá e em mais 11 cidades paranaenses: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba (somente vestibular), Goioerê, Ivaiporã, Loanda (somente PAS), Paranavaí, Ponta Grossa (somente Vestibular) e Umuarama. O ensalamento e o endereço dos locais de prova serão divulgados após o período de inscrições.

MUDANÇAS - Para o Vestibular de Verão 2024, seguem válidas as mudanças promovidas pela CVU no ano passado. A principal delas foi a eliminação da prova de conhecimentos específicos, para que cada candidato possa se inscrever em até três opções de cursos – os cursos escolhidos não precisam ser de uma mesma área. Desde os últimos concursos, a novidade tem impactado positivamente no aproveitamento das vagas oferecidas. No Vestibular de Inverno 2024, por exemplo, 99,36% foram preenchidas.

Outras alterações dizem respeito à pontuação da prova. A redação passou a valer 120 pontos, e alguns itens que zeravam a redação foram retirados. Além disso, o candidato que não pontuar nas questões objetivas, ainda assim, terá seu texto avaliado. A desclassificação automática só ocorrerá em caso de falta ou nota zero na redação.

Mais informações poderão ser obtidas nos editais de abertura dos processos seletivos, que serão publicados pela CVU a partir de 24 de setembro.

NOVOS CURSOS - As vagas do PAS e do Vestibular de Verão estarão distribuídas entre os mais de 70 cursos de graduação da UEM. A graduação em Engenharia Têxtil, antes ofertada somente pelo Câmpus Regional de Goioerê, terá 21 vagas para o câmpus Maringá, em ambos no período noturno. A abertura de vagas também em Maringá foi uma demanda do setor têxtil da região.

Outra novidade do câmpus Maringá será a oferta de vagas para o curso de Serviço Social, graduação já oferecida pela UEM por meio do Câmpus Regional do Vale do Ivaí, em Ivaiporã. PAS e Vestibular de Verão reservarão, ao todo, 10 vagas para a graduação em Maringá, que também será desenvolvida no período noturno.

Já o ingresso em Serviço Social no câmpus de Ivaiporã ocorrerá exclusivamente por meio da Prova Paraná Mais e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que leva em conta o desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).O Câmpus Regional de Umuarama também oferece novidades aos candidatos: as recém-aprovadas graduações em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Computação e Tecnologia em Gastronomia passarão a ser desenvolvidas no Centro de Tecnologia do câmpus de Umuarama.

No caso do curso noturno de Arquitetura e Urbanismo, serão 24 vagas via Vestibular de Verão e quatro via PAS. A graduação em Engenharia de Computação, ofertada em período integral, terá até 21 ingressantes pelo Vestibular de Verão e outros quatro pelo PAS.

Já para o curso de Tecnologia em Gastronomia, que ocorre no período matutino, o Vestibular de Verão oferta 18 vagas e o PAS, mais três. Todas as oportunidades contam com reserva de vagas para a política de cotas da instituição.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a CVU/UEM pelo WhatsApp (44) 3011-5705 ou pelos endereços de e-mail vestibular@uem.br e pas@uem.br.

Vestibular de Verão e PAS 2024

Publicação dos editais de abertura: a partir de 24 de setembro

Período de inscrições do PAS e do Vestibular de Verão: 1º de outubro a 5 de novembro

Período para pagamento da taxa de inscrição: 1º de outubro a 7 de novembro