UEL prorroga inscrições do vestibular 2025 até 16 de setembro

Candidatos devem estar atentos para o pagamento da taxa pública de R$ 181,00, que deverá ser feito até as 21 horas do prazo final de inscrição. O vestibular será aplicado nos dias 17 e 18 de novembro. São 3.180 vagas.
Publicação
09/09/2024 - 13:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio de sua Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), prorrogou por mais uma semana as inscrições para o Vestibular 2025 da UEL, que terminariam nesta segunda-feira (9). De acordo com Ato Executivo publicado nesta segunda, as inscrições poderão ser feitas no portal da Cops até o próximo dia 16 de setembro.

Candidatos devem estar atentos para o pagamento da taxa pública de R$ 181,00, que deverá ser feito impreterivelmente até as 21 horas do último dia de inscrição. O vestibular ocorrerá nos dias 17 e 18 de novembro. A UEL oferta 3.180 vagas em 53 cursos presenciais, considerando a reserva para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para a Prova Paraná Mais.

A coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, explica que a prorrogação atende solicitações de candidatos que pediram mais alguns dias para recolher o valor. Ela acredita que a dilação do prazo poderá possibilitar maior volume de inscritos, considerando que nos últimos dias, sobretudo no final de semana, foi registrada grande procura por parte de candidatos. A expectativa da Cops é repetir ou até superar o volume de inscritos do último concurso, que somou cerca de 16 mil vestibulandos.

“Nos últimos anos, todas as universidades e até cursos de Pós-graduação tiveram menor procura pelos jovens que estão buscando outras alternativas para a profissionalização, não necessariamente um curso superior”, comenta a professora. Segundo ela, somado a este comportamento do estudante do Ensino Médio, o vestibular atual passou por alterações que, de alguma forma, alteram a procura dos candidatos, como a inclusão da Prova Paraná Mais como alternativa de ingresso na UEL.

PROVAS – Este ano o concurso será realizado em fase única, com dois dias de provas. No primeiro dia (17 de novembro) será aplicada a prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões de múltipla escolha, incluindo as disciplinas de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática e Química.

No dia 18 de novembro, os candidatos farão a prova de Redação e a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, sendo duas questões indicadas pelos colegiados de cada um dos 53 cursos e uma terceira de Sociologia, comum a todos. As disciplinas de cada curso podem ser consultadas no Manual do Candidato, disponibilizado no portal da Cops. Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico e Música haverá Prova de Habilidades Específicas (PHE), no dia 29 de setembro.

O cartão de identificação para a PHE será divulgado no dia 24 de setembro.

GALERIA DE IMAGENS