Em solenidade no Anfiteatro do Hospital Universitário (HU/UEL), foi lançado o selo dos 50 anos do curso de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde, que serão completados em 2022. O evento contou com a presença de professores, estudantes, aposentados, profissionais e diversas autoridades. Os presentes puderam apreciar apresentação musical de Flávio Collins Costa, violinista da Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL).
A professora e coordenadora geral do evento, Maria Clara Kreling, abriu as falas exaltando o trabalho de parceria dos docentes da área de Fundamentos de Enfermagem com a servidora da diretoria de Serviços Gráficos, da Coordenadoria de Comunicação da UEL, Rosane Olivia Delattre Freire, para elaboração do selo comemorativo. Nestes 50 anos, o curso já formou 2.900 profissionais de excelência.
A chefe do Departamento de Enfermagem, Renata Perfeito, fez um discurso exaltando a história de sucesso do curso, a importância das professoras aposentadas, presentes no evento, e que fizeram parte de sua formação. “Sou prata da casa e tenho muito orgulho desses quatro anos como chefe do departamento, espero estar aqui nos 100 anos”, comentou.
Magali Godoy, atual diretora de Enfermagem do HU/UEL, contou que ingressou na graduação em enfermagem na UEL em 1981. Ela declarou que se orgulha de atuar como profissional no HU/UEL. “O curso sempre adéqua seu currículo às necessidades de mercado e pedagógicas. Como gestora do HU, hospital que é campo de formação e atuação do aluno e que recebe muitos profissionais formados na UEL, posso dizer que são profissionais de destaque”, comentou a diretora.
CURSO DE EXCELÊNCIA – A superintendente do HU/UEL, Vivian Feijó, enfermeira formada pela UEL, também exaltou a excelência do curso e seu reconhecimento em instituições respeitadas em todo País. “A Enfermagem da UEL é forte, vigorosa, pioneira, assistencialista com diversas realizações a favor do bem”, completou.
A vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Sarah Hegeto, também formada em enfermagem na UEL, agradeceu as professoras aposentadas presentes e enalteceu a formação oferecida pelo curso de Enfermagem. O vice-reitor da UEL, Décio Sabbatini Barbosa, que é do CCS, agradeceu a oportunidade de participar deste momento histórico e disse que a Enfermagem é um curso que ensina sobre o respeito à vida.
SELO – O selo foi apresentado pela professora Maria Clara Kreling, que explicou o significado dos seus elementos, sendo eles a palavra Enfermagem; a figura da lâmpada, símbolo da área; o nome da Universidade Estadual de Londrina; o catavento, que representa o currículo integrado com as diversas áreas do conhecimento e o numeral 50, representando os 50 anos do curso.