A Universidade Estadual de Londrina (UEL), em uma parceria com a Superintendência Geral do Esporte do Paraná, vai oferecer em julho o terceiro curso de formação de treinadores (Módulo III). A formação será no formato online e gratuita. Serão quatro dias de curso (3, 10, 17 e 24) com certificados emitidos pela UEL. A temática de abordagem será o paradesporto, direcionada para profissionais que atuam no âmbito esportivo, graduandos, professores e treinadores.
A primeira edição (Módulo I), em 2020, contou com aproximadamente 2.100 inscritos de todo o Brasil e também alguns de fora do País. Já o módulo II aconteceu em março deste ano, com 3.300 inscrições. A proposta faz parte de um planejamento de atendimento à sociedade, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UEL e do Centro de Educação Física - Departamento de Ciências do Esporte.
“A ideia do módulo é fazer exatamente esse atendimento do paradesporto. Desde estratégias que tenham a característica de intervenção no esporte com deficiência sensorial, deficiência motora e intelectual, processo de avaliação de atletas e a classificação funcional. Entendemos que este será um módulo importante para os treinadores”, disse o professor Hélcio Rossi Gonçalves, do Departamento de Ciências do Esporte, coordenador do curso.
- Paraná é referência no paradesporto, que é ferramenta de reabilitação
- Paraná tem dez atletas confirmados em Tóquio, todos do Geração Olímpica
Essa iniciativa se alinha ao programa Escola do Esporte, da Superintendência do Esporte do Paraná, que visa promover, organizar e executar diversos cursos e ações da aprendizagem em parceria com o Sistema Esportivo Estadual e suas necessidades em caráter presencial e/ou nas diversas plataformas das novas tecnologias de informação.
“O Paraná é referência no paradesporto nacional, e a capacitação de profissionais desta área irá cada vez mais fortalecer o desenvolvimento de treinadores, atletas e variadas modalidades paradesportivas no Estado. Com isso, além de possibilitar bons resultados dentro do esporte de rendimento, também acabamos suprindo questões mais cotidianas, como a reabilitação, criando caminhos para consolidar uma profissão ou até possibilitar hábitos mais saudáveis”, afirmou o superintendente do Esporte, Helio Wirbiski.
INSCRIÇÕES – O conteúdo será transmitido ao vivo pelo canal do Curso de Formação no YouTube. As inscrições podem ser efetivadas via ficha cadastral disponível AQUI.
Confira a programação completa do terceiro módulo:
3 de julho – Aspectos conceituais da deficiência. Deficiências sensoriais: conceito, características e implicações para a prática esportiva
Professora Marcia Greguol (UEL)
10 de julho – Estratégias para intervenção no esporte – deficiência motora e intelectual
Professora Bruna Seron (Universidade Federal de Santa Catarina)
17 de julho – Médias e Avaliação em Educação Física e esporte adaptado. Testes motores e adaptações. Método KTK
Professor José Irineu Gorla (Universidade Estadual de Campinas)
24 de julho – Classificação Funcional Paradesportiva
Professor Claudio Diehl Nogueira (Universidade Castelo Branco – RJ)