A Sanepar promoveu nesta terça-feira (20), em Iretama, na região Central do Estado, o primeiro curso de capacitação para agentes facilitadores em saneamento. Participaram 40 profissionais das áreas de educação, assistência social e comercial da cidade, que poderão auxiliar nas ações de educação socioambiental junto aos moradores que vão receber, em breve, os serviços de coleta e tratamento do esgoto.
Segundo a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria de Assistência Social do município, Luciane Fátima da Silva, a capacitação é muito válida e deve ser repassada para todos. “A população precisa saber o que a Sanepar está fazendo na cidade. O serviço de esgoto vai retornar para o bem da população e a saúde coletiva”, disse.
- Sanepar participa de oficina que alinha modelo para melhorar os serviços no Paraguai
-
Caminho de São Miguel Arcanjo, em Prudentópolis, é o novo roteiro religioso do Paraná
O treinamento abordou temas como política nacional de recursos hídricos, gerenciamento e fiscalização e impactos ambientais nas bacias hidrográficas, nova lei do saneamento e seus eixos, programa “Se ligue na rede”, com orientações técnicas para a correta ligação dos imóveis à rede coletora, o funcionamento e os benefícios do sistema de coleta e tratamento do esgoto.
Os participantes também visitaram o sistema de tratamento de esgoto da cidade. A gestora socioambiental da Sanepar, Andrea Fontes da Silva, explica que a visita técnica complementa as informações repassadas na teoria. “A forma mais eficiente de as pessoas entenderem todo o processo de saneamento ambiental é recebendo a informação correta de como deve ser o caminho da água, do rio ao rio, ou seja, da captação, tratamento e distribuição de água para a população e a coleta, remoção e tratamento dessa água, na forma de esgoto, até ser devolvida à natureza”, afirmou.
NOVO CURSO – No próximo dia 27, a Sanepar fará uma capacitação para professores e profissionais da rede municipal de ensino. O curso será na Câmara Municipal de Iretama, às 9 horas.