Transparência e agilidade nos serviços: Adapar lança sistemas de Business Intelligence

Sistemas agregam dados de diversas fontes agropecuárias, analisam as informações e geram relatórios. Recursos permitem uma visão detalhada da produção, controle de pragas, uso de defensivos agrícolas, entre outros. Dados podem ser acessados por produtores, consumidores, pesquisadores e demais interessados.
Publicação
19/06/2024 - 15:36

Confira o áudio desta notícia

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) lançou neste mês quatro Sistemas de Business Intelligence (BI) públicos. O objetivo é gerir e disponibilizar informações agropecuárias de forma mais transparente e eficiente. Business Intelligence refere-se a um conjunto de processos, tecnologias e ferramentas que transformam dados brutos em informações significativas e úteis para tomada de decisão.

Desenvolvidos em parceria com a Celepar, os sistemas de BI da Adapar agregam dados de diversas fontes agropecuárias, analisam essas informações e geram relatórios e dashboards intuitivos. Esses recursos permitem uma visão clara e detalhada da produção, controle de pragas, uso de defensivos agrícolas, entre outros aspectos.

Os primeiros quatro BIs lançados pela Adapar são relativos às atividades de Fiscalização de Trânsito Agropecuário, Atualização do Rebanho estadual, Emissão de Guias de Trânsito Animal e Uso de Agrotóxicos. De acordo com o engenheiro agrônomo da Adapar Alessandro Casagrande, a publicação de dados públicos atende à Lei de Acesso à Informação e é fundamental para promover a transparência e a responsabilidade na gestão pública.

“Ao divulgar informações sobre suas ações, como relatórios de fiscalização e monitoramento de insumos agropecuários, a Agência fortalece a confiança da sociedade e assegura que suas atividades sejam compreendidas e validadas pelo público”, explica.

Casagrande destaca que a transparência dos dados facilita o controle social, permitindo que cidadãos e organizações não governamentais fiscalizem e contribuam para a melhoria dos serviços da Adapar. “A divulgação de informações detalhadas sobre as atividades estimula a participação social na construção e aprimoramento de políticas públicas, promovendo uma gestão democrática e eficaz”, completa.

Segundo o diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, os sistemas de BI também melhoram a eficiência administrativa, ao permitir uma análise precisa das atividades e identificar áreas para melhoria. “Isso contribui para a otimização de processos internos e práticas mais eficientes na gestão de recursos públicos, fortalecendo a credibilidade da agência perante a sociedade”, diz.

IMPLEMENTAÇÃO E ACESSO – Os sistemas de BI da Adapar foram desenvolvidos com uma interface amigável e acessível. Produtores, consumidores, pesquisadores e demais interessados poderão acessar os dados na internet, que contará com ferramentas interativas para exploração das informações.

Para o diretor-presidente da Adapar, o lançamento dos sistemas de BI públicos marca um avanço significativo para a agricultura no Paraná, que representa evolução na gestão e na transparência da informação agropecuária. “Espera-se que essa ferramenta se torne um modelo a ser seguido por outras agências e entidades do setor, contribuindo para um ambiente agrícola mais informado, eficiente e sustentável” completa o diretor-presidente.

Acesse os BIs no Painel de Indicadores da Adapar.

GALERIA DE IMAGENS