Transferência de 213 detentos alivia ocupação de carceragens no Litoral

Também com o objetivo de garantir segurança, o Depen monitorou 126 pessoas com tornozeleira eletrônica, neste primeiro mês da operação Verão Consciente 2020/2021, e realizou vistorias periódicas nas carceragens.
Publicação
25/01/2021 - 09:20

Confira o áudio desta notícia

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) transferiu 213 detentos de carceragens do Litoral, em um mês da operação Verão Consciente 2020/2021, de acordo com balanço divulgado nesta segunda-feira (25). Dessa forma, delegacias e cadeias foram mantidas com número baixo de presos, para dar mais segurança aos servidores e, principalmente, aos moradores e veranistas.

As movimentações e transferências foram feitas para unidades do Sistema Prisional de Curitiba, capital do Paraná, e cidades da Região Metropolitana. Todas as remoções tiveram apoio das polícias Civil e Militar, para garantir a segurança dos servidores, da comunidade e, também, dos custodiados.

Para o diretor-geral do Departamento Penitenciário do Paraná, Francisco Caricati, a participação da instituição na operação Verão Consciente traz resultados. “Nós temos conseguido uma certa estabilidade, um escoamento tranquilo de presos do litoral para Curitiba e outras unidades. Isso tudo facilita a gestão de novos detentos na região”, destacou.

VIGIADOS - Durante a alta temporada, o posto avançado da Central de Monitoramento Eletrônico, do Depen, cumpriu mandados judiciais para instalações e retiradas de tornozeleiras eletrônicas: no primeiro mês de Verão Consciente foram instalados 136 equipamentos e outros 45 retirados. Nesse período, 126 tornozeleiras eletrônicas foram monitoradas na região litorânea do estado.

“O Departamento Penitenciário disponibilizou, durante este primeiro mês de Verão Consciente, a logística necessária para todos esses trabalhos, bem como contou com servidores capacitados para atender, com efetividade e de forma integrada com as demais forças de segurança, as demandas no litoral do Paraná durante toda a temporada de verão”, explicou o coordenador do Verão Consciente pelo Depen, Josielson Fabrício.

VISTORIAS - Além das movimentações de presos, as equipes do Departamento Penitenciário ainda têm feito operações de revista e vistoria nas unidades prisionais do litoral. Essas vistorias contribuem para garantir a segurança dentro do sistema prisional, de acordo com o Depen.

Cerca de 70 policiais penais se revezaram ao longo desse primeiro mês de trabalho no Verão Consciente no litoral do Paraná. Ao todo, 12 viaturas do Depen estão à disposição das equipes. A instituição continua com o trabalho reforçado na região até o fim da operação, prevista para continuar até 1º de março. 

GALERIA DE IMAGENS