A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) investe R$ 57,2 milhões em Toledo, na ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Rio Toledo, na construção de uma nova estação elevatória e na implantação de redes coletoras. Com estas obras, o índice de atendimento da população subirá de 82,7% para 91%, antecipando para 2024 o cumprimento da meta de universalização do saneamento.
Na ETE Rio Toledo, será ampliada em 50% a capacidade de tratamento, passando de 100 litros por segundo para 150 l/s. “Também será alterada a tecnologia de tratamento, que terá um processo mais moderno e eficiente, preservando a qualidade da água do Rio Toledo”, afirma o gerente regional Eduardo Arrosi.
A nova estação elevatória será construída no final da Rua Ana Iachombeck, próxima ao Rio São Francisco, e terá capacidade para bombear 54,4 litros de esgoto por segundo. Além disso, a Sanepar implantará 71,93 quilômetros de tubulações de esgoto, possibilitando que cerca de 5 mil imóveis sejam integrados ao sistema.
Outros 30 km de rede coletora implantados em loteamentos da região serão incorporados ao sistema público de coleta, com o tratamento do esgoto na ETE Rio Toledo.
- Captação flutuante da Sanepar reforça abastecimento em Saudade do Iguaçu
-
Sanepar promove corrida de rua no dia 15 de outubro para alertar sobre câncer de mama
OBRAS DA CARLOS SBARAINI – A Sanepar antecipou a obra de implantação da rede coletora na Rua Carlos Sbaraini a pedido da Prefeitura de Toledo, que está revitalizando o local. Entretanto, a ligação dos imóveis ao sistema público de coleta deverá ser feita somente depois que os donos dos imóveis receberem autorização da Sanepar.
O motivo é que o esgoto só poderá ser coletado com a finalização da estação elevatória. Assim que as obras estiverem prontas, a Sanepar entrará em contato com os moradores para fazer a adesão e liberar a interligação dos imóveis.