Terra boa recebe atividades de preservação ambiental

Ações do Programa de Educação Ambiental para Bacias Hidrográfica aconteceram no fim de semana durante a reinauguração do Bosque Municipal André Ricardo da Silva. As atividades incluíram a soltura de peixes e o plantio de árvores exóticas.
08/04/2019 - 17:50

O município de Terra Boa recebeu ações do programa de Educação Ambiental para Bacias Hidrográficas, executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo. As atividades ocorreram no fim de semana, durante a reinauguração do Bosque Municipal André Ricardo da Silva, que deve ser modelo para outros parques do Paraná, revitalizado com recursos dos governos estadual e federal e município.

Houve a soltura de cerca de mil peixes lago e o plantio de 100 mudas de árvores exóticas. No local, também foi montada a Tenda da Sustentabilidade, com exposição didática para as crianças e distribuição de materiais de educação ambiental.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, participou da inauguração do bosque e também das atividades ambientais. “Esse bosque de Terra Boa servirá de exemplo para todo o Estado. A ideia é que os municípios apresentem projetos e, ao final da gestão, tenhamos mais 200 parques em todo o Paraná”, afirmou, Nunes.

O público pode conhecer ainda o ônibus Ecoexpresso da Sanepar, que trata a temática “Do rio ao rio”, mostrando por meio de maquetes todo o caminho da água, desde a captação, passando pelo tratamento e distribuição, até o retorno para os rios. As ações contaram com o apoio da Sanepar e Copel.

Como forma de reconhecimento da participação de crianças nas ações de equilíbrio da natureza, foram entregues a elas certificados simbólicos com o título Guardião da Natureza.

BOSQUE - O Bosque Municipal André Ricardo da Silva foi totalmente revitalizado. O local ganhou pista de skate; espaço de lazer com churrasqueiras e sanitários; pista de caminhada iluminada; parque infantil; academia da terceira idade; mini arena com campo de futebol e campo de areia para vôlei, além de lago e iluminação em LED.

PRESENÇAS – Também participaram do evento o prefeito de Terra Boa, Valter Peres; o vice-prefeito, José Maria Leão Coelho; o presidente da Câmara de Vereadores, Wilson Vanderlei Esposto; o secretário de Administração, Antônio Aparecido Mari; o presidente da Comcam e prefeito de Barbosa Ferraz, Adenilson Miliossi; o presidente da Amenorte e prefeito de Jussara, Moacir Valentini, o Tatinha; e demais prefeitos da região.