Termina no dia 15 de julho o prazo para a população enviar comentários e sugestões a respeito do edital da Nova Ferroeste. O documento, com as minutas do contrato que será levado a leilão, pode ser acessado nos sites da Ferroeste e da Nova Ferroeste.
O edital é composto por cinco contratos celebrados com o Ministério da Infraestrutura: o de concessão da década de 1980, que conecta Guarapuava a Dourados (MS) e outros quatro de autorização, com as seguintes ligações: Dourados a Maracaju, Cascavel a Foz do Iguaçu, Cascavel a Chapecó e Guarapuava a Paranaguá.
O Estado do Paraná vai fazer a cessão onerosa desses contratos, ou seja, eles serão transferidos para a iniciativa privada por 99 anos. A empresa ou consórcio vencedor do leilão vai executar as obras e explorar a malha durante esse período.
O projeto também já passou por audiências públicas oficiais e as contribuições da população estão sendo analisadas pelo órgão licenciador da Nova Ferroeste, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O edital só será publicado oficialmente com a liberação da licença prévia.