Tecpar abre edital para selecionar empresas para programa de incubação

Serão selecionadas 11 empresas de base tecnológica que tenham propostas de produtos, serviços ou modelos de negócio inovadores. Para se candidatar a uma vaga, os participantes precisam demostrar inovação em seu projeto, conforme critérios que serão avaliados por uma banca examinadora.
Publicação
03/02/2025 - 10:10

Confira o áudio desta notícia

A Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) está com edital aberto para novos ingressos de empresas ou startups no seu programa de incubação. Serão selecionadas 11 empresas de base tecnológica que tenham propostas de produtos, serviços ou modelos de negócio inovadores. Para se candidatar a uma vaga, os participantes precisam demostrar inovação em seu projeto, conforme critérios que serão avaliados por uma banca examinadora.

O diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, ressalta que uma das vocações do instituto é estimular o empreendedorismo tecnológico inovador no Paraná e que, com a incubadora, o Tecpar oferece a oportunidade para empreendedores que precisam de suporte para alavancar sua ideia e transformá-la em negócios de alto impacto.

“Como uma incubadora do Governo do Estado, o papel do Tecpar está direcionado na promoção do empreendedorismo tecnológico inovador com foco na geração de mais empregos, melhoria de renda e aumento na arrecadação do próprio Estado por meio da atividade econômica. Desta forma, os interessados têm esse incentivo para iniciar suas empresas com o apoio do Tecpar”, disse.

Criada em 1989 para estimular a geração e instalação de empresas de base tecnológica no Paraná, a Intec foi a primeira incubadora do Estado com este perfil. Ao longo de sua história já deu suporte a mais de 100 negócios inovadores.

AMPLIAÇÃO – Segundo o gerente do Creative Hub do Tecpar, Rogério Moreira de Oliveira, o edital para novos ingressos está aberto até 2026, e a intenção do instituto é chegar a 20 empresas apoiadas. Atualmente, sete startups de base tecnológica participam do programa de incubação do Tecpar, e outras duas estão em processo de adesão.

"Nosso foco são empresas de base tecnológica, ou seja, empresas que investem em tecnologia nos seus processos, no desenvolvimento de seus produtos, e que sejam preferencialmente empresas de hardware. Além disso, é importante que, além de promover o desenvolvimento econômico, estes projetos busquem promover um impacto positivo na sociedade", observa.

O edital prevê que o processo de incubação seja destinado a empresas que atuem nas seguintes áreas temáticas: saúde, saúde pública e atenção à saúde; bioprodutos; tecnologias para turismo; cidades inteligentes; e sustentabilidade ambiental e energias renováveis.

Ao ingressarem na Intec, os empreendedores passaram a percorrer duas "trilhas", de negócio e de tecnologia. Essas trilhas têm como fases a implantação da empresa, seu crescimento, a consolidação comercial e sua graduação; e, ainda, o desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia que é alvo da incubação.

INFRAESTRUTURA – A incubadora conta com duas modalidades de incubação: residente, no Câmpus CIC do instituto, e não residente. Em ambos os casos a empresa terá à disposição valores especiais para ter acesso à infraestrutura do Tecpar para apoio tecnológico, como serviços de calibração, de ensaios laboratoriais físico-químicos e microbiológicos, de certificação da conformidade e de informação e extensão tecnológica.

Existe ainda a possibilidade de apoio na captação de recursos e na submissão de projetos em parceria, para que a tecnologia se torne viável, já que, segundo Moreira, um grande desafio das startups e empresas de tecnologia é obter recursos para alavancar os projetos.

“Os projetos de inovação têm um risco e um custo muito alto no início do seu desenvolvimento. Esse risco vai diminuindo na medida em que o projeto amadurece, e é nesse momento que a Intec contribui, para dar a segurança que a empresa precisa para ingressar no mercado de forma sólida”, explica.

Na incubadora, o empreendedor contará ainda com serviços de assessoria e consultoria especializados, bem como acesso a um laboratório com serviços de impressão 3D e de prototipagem de placas de circuito impresso.

Para obter informações sobre como participar do programa acesse o edital que está disponível no site do Tecpar.

GALERIA DE IMAGENS