Técnicos do Paranacidade conhecem vantagens da pavimentação em concreto

O objetivo é orientar gestores e engenheiros municipais sobre os benefícios do uso do material em relação à pavimentação asfáltica, dependendo das características e do uso das ruas.
28/04/2020 - 09:16

Técnicos do Paranacidade participam nesta quinta-feira (30), por videoconferência, de um treinamento sobre o uso do concreto para pavimentação de vias urbanas. Eles vão conhecer detalhes da tecnologia para depois orientar gestores e engenheiros municipais sobre as vantagens do uso do material em relação à pavimentação asfáltica, dependendo das características e do uso das ruas.

O sistema mostra competitividade em itens que vão desde a economia na construção à maior segurança para motoristas e pedestres, em um piso que possibilita a frenagem em menores distâncias. Economia de combustíveis pela frota circulante e a redução das ilhas de calor são outros benefícios apontados pelos defensores da tecnologia.

De acordo com a diretora de Operações do Paranacidade, Camila Mileke Scucato, o uso do concreto poderá trazer ganhos, como obras de pavimentação mais baratas, mais seguras e duradoras. A recomendação de sua aplicação, no entanto, pode variar de acordo com o tipo de tráfego a que a via se destina, ou ainda, as condições geográficas ou climáticas de cada local.

“Quando um prefeito decide por uma obra de pavimentação deve observar todas as opções disponíveis e analisar qual processo trará mais benefícios à população”, destaca a diretora.

O treinamento será ministrado pelo gerente da Regional Sul da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), o engenheiro Alex Machio, a partir das 9 horas.