Técnicos do IAT visitam as maiores estações de esgoto da Sanepar

Foram visitadas a ETE Belém e a ETE Atuba-Sul, onde a Sanepar vem constantemente incorporando novas tecnologias em seus processos a fim de melhorar a eficiência e a qualidade de seus serviços.
02/09/2024 - 17:00

Cerca de 50 técnicos que atuam no Instituto Água e Terra (IAT) realizaram visitas às duas maiores Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A atividade faz parte do encerramento do “Workshop Universalização Sustentável dos Serviços de Esgotamento Sanitário no Estado do Paraná: Desafios e Oportunidades frente à Legislação Ambiental”, realizado em Curitiba.

Com 46 anos em operação, a ETE Belém é uma das maiores estações do mundo a utilizar o processo de lodos ativados com aeração prolongada, um sistema também conhecido como “carrossel”, tecnologia desenvolvida na Holanda. Em 2022 foi concluída uma grande obra, e hoje, a ETE Belém trata 2.520 litros de esgoto por segundo, utilizando um sistema de lodo ativado convencional, atendendo uma população de cerca de 820.000 habitantes nos municípios de Curitiba e São José dos Pinhais.

Atualmente, parte do lodo gerado é enviado para a Usina Sanepar de Bioenergia (USBio), para ser transformado em energia elétrica. Nas dependências da ETE Belém, também funciona o Laboratório Regional de Esgoto, que atende as estações de tratamento de esgoto de Curitiba e Região Metropolitana.

A ETE Atuba-Sul, inaugurada em 1998, atende, aproximadamente, 856.000 mil habitantes de Curitiba e Região Metropolitana. Com a ampliação e modernização que estão sendo realizadas, a capacidade da ETE passará dos atuais 1.680 litros por segundo para 2.940 l/s em 2027. Ao final da obra também haverá a geração de energia elétrica a partir do biogás gerado pelo lodo produzido nessa ETE.

A Atuba-Sul possui um sistema de secagem de lodo que utiliza o próprio lodo e o biogás gerados na estação. Em operação desde 2023, o sistema de secagem venceu Prêmio Melhores do Biogás 2024 na categoria Melhor Planta Geradora de Biogás em Saneamento, sendo a ETE um exemplo de inovação e sustentabilidade por ter um sistema tecnológico de última geração para a secagem térmica do lodo de esgoto. Na ETE Atuba-Sul também está em curso uma pesquisa sobre a transformação do biogás em hidrogênio renovável.

As visitas técnicas nas estações de tratamento de esgoto integraram a parte prática do workshop, que focou em soluções para as metas do novo Marco Regulatório do Saneamento e para a universalização do saneamento.