Técnicos da Agepar conhecem ações de gestão de resíduos sólidos em Portugal

Equipe da agência foi ao Benchmarking Internacional Resíduos Sólidos Portugal neste mês. Comitiva teve acesso a informações relevantes em diversas áreas, como regulação e normatização, tendo como referência a experiência do país europeu, que destaque nesta área.
Publicação
22/04/2024 - 16:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Uma comitiva de servidores da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) participou neste mês do XVII Benchmarking Internacional Resíduos Sólidos Portugal, promovido pela Lavoro Solutions. O grupo passou pelas cidades de Lisboa, Tondela, Chamusca, Viseu e Porto e conheceu, durante uma semana, processos relacionados às áreas de saneamento e resíduos sólidos.

Na área de resíduos sólidos, os processos envolveram o planejamento, a organização, o modelo de negócios, a estruturação de concessões e PPPs, os consórcios públicos, o controle, o monitoramento e licenciamento ambiental, até as infraestruturas operacionais, a gestão de fluxos específicos de resíduos, a coleta seletiva, a logística reversa, a reciclagem, a valorização energética e ações de educação ambiental, dentre outros assuntos.

“A participação da Agepar nesse evento foi muito importante porque a gestão de resíduos sólidos é um assunto de extrema relevância para quem atua na área de saneamento básico, como é o caso da entidade. Ainda mais considerando que a Agência tem firmado convênios com municípios paranaenses para a regulação desse serviço, o que demonstra o crescente interesse das prefeituras por melhorias nessa área”, diz Rejane Maria Schirr Scolari, diretora de Regulação Econômica da Agepar.

Segundo ela, os conhecimentos adquiridos pela equipe da Agência no evento vão auxiliar a aprimorar as ações relacionadas à gestão de resíduos sólidos no Paraná. “Ao longo da programação, tivemos acesso a muitas informações de extrema relevância em diversas áreas, como regulação e normatização, tendo como referência a experiência de Portugal, que é destaque na área de regulação dos contratos de concessão, na modelagem tarifária e nas tecnologias utilizadas para esse fim”, destaca a diretora de Regulação Econômica.

“Esses conhecimentos permanecerão na Agência, pois a nossa comitiva era formada quase exclusivamente por servidores efetivos da entidade. A presença da comitiva da Agepar no evento internacional reforça o compromisso do Paraná com as melhorias na área”, afirma Rejane.

Na viagem, a diretora esteve acompanhada pelos servidores Juliana Leithold, Luísa Batista de Souza, Raphael Gomes Brasil e Tayane Martins França, que compõem o Quadro Próprio da Agepar como Especialistas de Regulação. A comitiva que foi ao evento também era composta por outros profissionais brasileiros, como gestores públicos e autoridades que desempenham trabalhos relacionados ao manejo de resíduos sólidos em diversos estados.

“Por meio dessa troca de experiências com a equipe que nos recebeu em Portugal e também com os outros participantes brasileiros, percebemos que, apesar de ainda termos de avançar muito no Brasil em relação ao assunto, o Paraná já está à frente de outros estados, com ações de coleta seletiva e educação ambiental, por exemplo”, conclui Rejane.

GALERIA DE IMAGENS