Uma comitiva de servidores da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) participou neste mês do XVII Benchmarking Internacional Resíduos Sólidos Portugal, promovido pela Lavoro Solutions. O grupo passou pelas cidades de Lisboa, Tondela, Chamusca, Viseu e Porto e conheceu, durante uma semana, processos relacionados às áreas de saneamento e resíduos sólidos.
Na área de resíduos sólidos, os processos envolveram o planejamento, a organização, o modelo de negócios, a estruturação de concessões e PPPs, os consórcios públicos, o controle, o monitoramento e licenciamento ambiental, até as infraestruturas operacionais, a gestão de fluxos específicos de resíduos, a coleta seletiva, a logística reversa, a reciclagem, a valorização energética e ações de educação ambiental, dentre outros assuntos.
“A participação da Agepar nesse evento foi muito importante porque a gestão de resíduos sólidos é um assunto de extrema relevância para quem atua na área de saneamento básico, como é o caso da entidade. Ainda mais considerando que a Agência tem firmado convênios com municípios paranaenses para a regulação desse serviço, o que demonstra o crescente interesse das prefeituras por melhorias nessa área”, diz Rejane Maria Schirr Scolari, diretora de Regulação Econômica da Agepar.
- Ouvidoria da Agepar registra aumento de 80% nos atendimentos em 2023
- Com drones, IAT vai ampliar ações de fiscalização ambiental na região Oeste do Paraná
Segundo ela, os conhecimentos adquiridos pela equipe da Agência no evento vão auxiliar a aprimorar as ações relacionadas à gestão de resíduos sólidos no Paraná. “Ao longo da programação, tivemos acesso a muitas informações de extrema relevância em diversas áreas, como regulação e normatização, tendo como referência a experiência de Portugal, que é destaque na área de regulação dos contratos de concessão, na modelagem tarifária e nas tecnologias utilizadas para esse fim”, destaca a diretora de Regulação Econômica.
“Esses conhecimentos permanecerão na Agência, pois a nossa comitiva era formada quase exclusivamente por servidores efetivos da entidade. A presença da comitiva da Agepar no evento internacional reforça o compromisso do Paraná com as melhorias na área”, afirma Rejane.
Na viagem, a diretora esteve acompanhada pelos servidores Juliana Leithold, Luísa Batista de Souza, Raphael Gomes Brasil e Tayane Martins França, que compõem o Quadro Próprio da Agepar como Especialistas de Regulação. A comitiva que foi ao evento também era composta por outros profissionais brasileiros, como gestores públicos e autoridades que desempenham trabalhos relacionados ao manejo de resíduos sólidos em diversos estados.
“Por meio dessa troca de experiências com a equipe que nos recebeu em Portugal e também com os outros participantes brasileiros, percebemos que, apesar de ainda termos de avançar muito no Brasil em relação ao assunto, o Paraná já está à frente de outros estados, com ações de coleta seletiva e educação ambiental, por exemplo”, conclui Rejane.