Teatro José Maria Santos recebe peça baseada na obra de Paulo Leminski

"Cabaré Haikai" estreia nesta quinta-feira (15). Com direção de Rodrigo Fôrnos, a montagem aborda, entre outros aspectos, como as reflexões e produções de Leminski questionam a função da arte no contexto sociocultural brasileiro.
14/08/2024 - 10:40

O Teatro José Maria Santos recebe a partir desta quinta-feira (15) a peça "Cabaré Haikai", baseada na obra de Paulo Leminski. Trata-se de uma forma de celebrar a vida e obra do artista curitibano que faria 80 anos em 2024. Leminski foi uma figura multifacetada e fundamental para a arte brasileira, com contribuições marcantes na poesia, na literatura, na música, e até nas artes visuais. Sua obra abordou de forma crítica e inovadora o papel da arte na sociedade e agora é o mote da peça.

A temporada no José Maria Santos, espaço pertencente ao Centro Cultural Teatro Guaíra, vai até 15 de agosto com apresentações de quinta a sábado (20 horas) e domingo (16h e 19h). Os ingressos podem ser adquiridos pelo Disk Ingressos

Com direção de Rodrigo Fôrnos, a montagem aborda, entre outros aspectos, como as reflexões e produções de Leminski questionam a função da arte no contexto sociocultural brasileiro. “Leminski constantemente desafiou a separação entre a alta cultura e a cultura popular. Ele acreditava que a arte deveria ser acessível e refletir a vida cotidiana das pessoas, rompendo com a elitização”, destaca.

Partindo de obras consagradas, como "Ensaios e Anseios Crípticos", "Gozo Fabuloso", "Songbook", "Catatau" e "Toda Poesia", a peça reflexiona sobre a obra de Leminski como poeta e escritor, mas também consagra a sua vertente musical. “O universo musical do artista estará presente de forma marcante e constante ao longo da peça, como forma de ressaltar o seu talento em unir poesia e música”, explica o diretor.

A carreira de Leminski como compositor correu paralelamente e tão intensamente quanto a literária, como afirma Estrela Leminski, que assina a dramaturgia da peça, ao lado de Eduardo Ramos e Fôrnos.

“Meu pai compôs muito. Suas músicas foram gravadas por artistas como Caetano Veloso e Ney Matogrosso, e ele foi convidado para parcerias por figuras fundamentais do Tropicalismo, da Vanguarda Paulista e da cena curitibana”, diz Estrela. “No entanto, como ele não queria se dedicar a interpretar suas próprias composições, muitas pessoas atribuem suas canções a parcerias. Não tanto focado em instrumentos, mas, sim, nessa ideia da linguagem, das palavras e das ideias melódicas, e isso foi desde sempre”.

No palco, os atores Ane Adade, Michele Bittencourt, Renata Bruel e Kauê Persona se debruçam sobre a obra literária e musical de Leminski, artista reconhecido por explorar formas alternativas e experimentais, valorizando a liberdade criativa. Ao mesmo tempo, a peça busca mostrar como o poeta utilizava a arte como forma de resistência cultural, expressão da individualidade e ferramenta para desafiar as normas.

Serviço:

"Cabaré Haikai"

Data: de 15 a 25 de agosto

Horário: quinta a sábado, às 20h / domingo, às 16h e 19h

Local: Teatro José Maria Santos - Rua Treze de Maio, 655 - São Francisco - Curitiba

Ingressos: Disk Ingressos

Classificação indicativa: 10 anos