A Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) prorrogou até 18 de novembro o prazo para a submissão de artigos científicos e de opinião para a segunda edição da Revista Inovação, Inteligência Artificial e Gestão Pública, que tem como foco o uso da Inteligência Artificial no setor público. Os artigos devem ser enviados para o e-mail revistainovacao@gmail.com.
O periódico é realizado em parceria com o Instituto Paranaense de Direito Administrativo (IPDA), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Fundação Araucária.
A publicação será divida em quatro seções: Entrevistas, com testemunhos de pessoas relevantes para o avanço das políticas de ciência, tecnologia e inovação; Artigos Científicos, em que serão aceitos artigos de aporte acadêmico e que deverão ter embasamento na legislação, doutrina e ou jurisprudência da temática; Artigos de Opinião, destinada a artigos em que o autor expresse seu ponto de vista sobre determinado tema com o propósito de informar ou promover reflexões; e Experiências Inovadoras, para relatos de casos que tenham implementado novas abordagens, tecnologias ou práticas para melhorar a eficiência, transparência e qualidade dos serviços prestados pelo setor público.
Só serão aceitos artigos em português, inéditos e com no máximo dois autores. O modelo de submissão dos textos está disponível nos anexos do edital de chamamento.
PRIMEIRA EDIÇÃO – Lançada em setembro, a primeira edição da revista Inovação, Inteligência Artificial e Gestão Pública teve como tema “Inovação nas Compras Públicas”. A publicação inaugural se dedicou a examinar as iniciativas e políticas implementadas pelo Estado do Paraná voltadas para a modernização da administração pública como, por exemplo, o uso da ferramenta de inteligência artificial.
A versão física da revista foi impressa em papel reciclado, estruturada em quatro seções, e apresentou 308 páginas com 22 artigos escritos por 34 autores, incluindo o governador Carlos Massa Ratinho Junior e diversos secretários estaduais.
A revista entrou para a lista de leituras obrigatórias da faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), dentro da disciplina de Direito Financeiro e Políticas Públicas, ministrada pelo professor doutor José Maurício Conti, referência nacional na área de direito financeiro.
A publicação está disponível de forma gratuita e digital no site da editora Íthala (AQUI). A versão física pode ser adquirida no valor de R$ 120 neste LINK.