Startups apoiadas pelo Estado mostram suas soluções inovadoras no Show Rural

São empresas do programa Paraná Anjo Inovador. Dezesseis startups apresentam inovações, a maioria voltada para o agro, como software de cálculo e gestão de emissões de gases de efeito estufa, o detector de incêndio para secadora de grãos e o relógio específicos para frigoríficos.
Publicação
13/02/2025 - 14:10

Confira o áudio desta notícia

Empresas apoiadas pelo programa Paraná Anjo Inovador, do Governo do Estado, participam nesta semana do Show Rural Digital, uma das principais atrações da 37ª Show Rural Coopavel, em Cascavel. Dezesseis startups de nove municípios expõem suas soluções inovadoras, a maioria voltada para o setor agropecuário como, por exemplo, software de cálculo e gestão de emissões de gases de efeito estufa, detector de incêndio para secadora de grãos e relógio específicos para frigoríficos.

A mostra acontece na Arena Paraná, onde a secretaria estadual da Inovação, Modernização e Transformação Social (SEI) apresentou as ações do Paraná Anjo Inovador. Em duas edições, o programa destinou R$ 37 milhões a 148 empresas para apoiar criação de produtos, serviços e processos inovadores, focados em solucionar problemas reais em diversas áreas, como saúde, educação, agricultura, gestão pública, cidades inteligentes, esportes e sustentabilidade.

Para o secretário da pasta, Alex Canziani, além de apoiar as startups, é necessário oportunizar espaços onde elas possam apresentar as soluções que têm desenvolvido com o incentivo do governo estadual. “Colocar as startups apoiadas pelo Paraná Anjo Inovador em locais de evidência como o Show Rural é relevante não só para que elas apresentem suas soluções para o mundo, mas também para demonstrar o trabalho do governo estadual em aprimorar o desenvolvimento econômico e criativo”, afirma Canziane. 

EXPERIÊNCIA POSITIVA - Uma das empresas participantes do balcão de exposição foi a Ingee Inovação Sustentável, de Curitiba, criadora do software de cálculo e gestão de emissões de gases de efeito estufa para cooperativas, indústrias e organizações. A co-fundadora da empresa, Jéssica de Miranda Paulo, comemorou a experiência positiva e a oportunidade de participar do Show Rural Digital pela primeira vez.

“A feira tem nos proporcionado conexões com potenciais clientes e parceiros, além de permitir que conheçamos as tendências de descarbonização que o Paraná está fomentando para aprimorarmos nosso negócio dentro das necessidades do agro. Espaços como esse promovem a inovação e o desenvolvimento sustentável”.

Além do detector de incêndio para secadora de grãos e relógio específicos para frigoríficos, a Pigma Desenvolvimentos, de Toledo, apresenta, também, um dispositivo de massagem para porcas durante o partos. Fundador da empresa, Marcelo Augusto Hickmann destacou as oportunidades de networking e negócios que o evento possibilita.

“Essa experiência junto com a SEI foi muito importante para conhecermos outras empresas que também foram contempladas no Anjo Inovador, sendo um ponto de networking e de conhecimento. Isso só fortalece o ecossistema de inovação, fortifica os laços e favorece o desenvolvimento de novas tecnologias também.”

Estiveram presentes também as startups Neosilos, e.feito Social, IrriGate e AeonVR, de Curitiba; Cattus e Ipro Gestão e Treinamentos, de Toledo; Mentor iPaaS e Jiantan de Maringá; SmartCRM LeadFinder, de Dois Vizinhos; Driva de São José dos Pinhais; Mineralle Science de Cascavel; Adsmat de Londrina; Belinq Tecnologia de Francisco Beltrão; e CashLocal de Pato Branco.

SHOW RURAL COOPAVEL – O Show Rural Coopavel é uma das maiores feiras de agropecuária da América Latina. Em 2024, o evento contou com um público de 391 mil pessoas e movimentou R$ 6,1 bilhões em negócios (financiamentos, contratos, parcerias e compras).

Em 2025, são 600 expositores de empresas nacionais e internacionais de diferentes áreas da cadeia do agronegócio. A expectativa é que mais de 360 mil pessoas participem do evento que acontece em um espaço de 720 mil metros quadrados.

GALERIA DE IMAGENS