“Somos Este Tipo de Gente”: MAC do Paraná inaugura nova exposição coletiva

Com curadoria de Emerson Persona, a mostra na na Sede Adalice Araújo reúne obras de Adão, Francis Rodrigues, Hugo Mendes, Lígia Borba, Livia Fontana, Toni Graton e Vaguelis Silva, destacando a potência e a pluralidade da produção artística curitibana.
Publicação
24/02/2025 - 11:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A arte como reflexo da sociedade, das identidades e dos interesses de seu tempo é o ponto de partida da exposição “Somos Este Tipo de Gente”, que será inaugurada nesta quinta-feira (27), às 16h, pelo Museu de Arte Contemporânea do Paraná, na Sede Adalice Araújo, na Secretaria de Estado da Cultura (SEEC). Com curadoria de Emerson Persona, a mostra reúne obras de Adão, Francis Rodrigues, Hugo Mendes, Lígia Borba, Livia Fontana, Toni Graton e Vaguelis Silva, destacando a potência e a pluralidade da produção artística curitibana.

Em vez de uma organização pautada por técnicas ou suportes, a curadoria privilegia a singularidade de cada artista, evidenciando suas expressões, contextos e visões de mundo. "A curadoria foi pautada na tentativa de criar um recorte pela diferença", afirma Persona. "Vivemos numa sociedade que tenta colocar tudo que é muito igual junto. Eu acho que a gente tem que colocar tudo que é diferente junto. Então, a curadoria está falando sobre arte e diferenças de expressão, diferentes possibilidades de se falar sobre as suas questões".

Assim, a exposição propõe um espaço de convivência e diálogo entre diferentes poéticas e narrativas, reforçando a ideia de que a arte, assim como a cultura e a sociedade, se constrói na diversidade e na troca. O título da mostra, "Somos Este Tipo de Gente", reflete a luta dos artistas para se manterem em um sistema desafiador, ressaltando a importância da arte em suas diversas formas. "Como artista, eu digo por mim mesmo, porque nós somos esse tipo de gente que continua acreditando e que continua produzindo", acrescenta Persona.

MAC PARANÁ – O Museu de Arte Contemporânea do Paraná, fundado em 1970, tem um acervo de mais de 2.000 obras de artistas paranaenses, brasileiros e estrangeiros. Além do acervo, possui o Setor de Pesquisa e Documentação, um dos maiores arquivos especializados em arte moderna e contemporânea do Brasil, disponível para consulta de pesquisadores e pesquisadoras, e um Setor Educativo, que promove visitas mediadas e oficinas gratuitas.

Serviço

Abertura da exposição "Somos Este Tipo de Gente"

Data: 27 (quinta-feira)

Horário: 16h

Local: MAC Paraná – Sede Adalice Araújo - Rua Ébano Pereira, 240 – Centro – Curitiba

Visitação: segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h

GALERIA DE IMAGENS