Solenidade em Curitiba
marca os nove anos Bope

Para marcar a data foram entregues comandas, medalhas e certificados em reconhecimento aos que se destacaram em suas funções e, também, a pessoas da comunidade que colaboraram com a segurança pública, especialmente para o fortalecimento do Bope.
Publicação
12/11/2019 - 09:20

Confira o áudio desta notícia

O Batalhão de Operações Especiais comemorou nesta segunda-feira (11) nove anos em solenidade em Curitiba. Para marcar a data foram entregues comandas, medalhas e certificados. O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Péricles da Matos, falou sobre a trajetória da unidade desde que foi criada, passando pelo surgimento das operações especiais na PM, há quase 50 anos, através do Comando de Operações Especiais (COE).

“As mudanças demonstram a necessidade da polícia se atualizar, se modificar para corresponder aos anseios sociais, mas a matriz de honestidade e profissionalismo e dedicação permanece no DNA de todos os operadores do Bope, o que não nos distingue por sermos melhores ou piores, mas por nas nossas ações, que baseiam-se no nosso treinamento”, disse o comandante-geral.

O comandante do Bope, tenente-coronel Rui Noé Barroso Torres, destacou a força da unidade e atribui sua posição de destaque aos vários outros policiais que passaram por ela. “Todos os comandantes e seus integrantes contribuíram e lutaram para que chegássemos onde chegamos”, afirma. “Para nós, é uma satisfação comemorar esse nono aniversário e servir à sociedade paranaense”.

HOMENAGENS – Durante o evento foram entregues a Comanda de Operações Especiais, honraria de mais alto grau do Bope, em reconhecimento aos que se destacaram no serviço operacional, e a Medalha de Mérito de Operações Especiais para homenagear os militares e pessoas da comunidade que se destacaram no exercício de sua função e colaboraram com a segurança pública, em especial para o fortalecimento das ações do Bope. Policiais que já estão na Reserva Remunerada receberam certificado em agradecimento pelos serviços prestados.

O soldado Ralfe dos Santos Rosa, integrante da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), subunidade do Bope, recebeu a Medalha de Mérito Operações Especiais. “É muito gratificante termos gente da rua, fazendo um trabalho elevado há muito tempo. É uma compensação pelo desgaste do dia a dia e, por isso, é o reconhecimento em prol do batalhão pelo serviço prestado, não só da minha parte, mas por todos os policiais”, disse.

O diretor de Segurança da Comunidade Israelita do Paraná, Átila Cordova, que também recebeu a medalha do batalhão, falou sobre a parceria com a Polícia Militar, com fornecimento de estrutura para treinamentos, há cerca de dez anos.

“Temos anos de parceria com a PM, principalmente com o Bope, e as suas subunidades especializadas. Entendemos a importância dessa estrutura e, por isso, fazemos essa parceria no sentido de treinamento, do desenvolvimento, ressaltou. É uma honra receber a homenagem, mas, na realidade, quem a merece são os policias que nos atendem”, ressalta.

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Ayrton Ferreira do Norte; o comandante do 1° CRPM, coronel Hudson Leôncio Teixeira; o chefe da Casa Militar, major Welby Pereira Sales; o comandante do 23° BPM, tenente-coronel Marcos Sperka; o comandante do 22° BPM, tenente-coronel Luiz Marcelo Mazieto Jakiemiv; o comandante do 20° BPM, tenente-coronel Mario Henrique do Carmo; o chefe do Estado-Maior do 1º CRPM, tenente-coronel Adilson Luiz Lucas Prusse; o chefe da 5ª Seção do Estado-Maior da PM, tenente-coronel Waldick Alan de Almeida Garrett; o desembargador do Tribunal de Justiça e corregedor-geral de Justiça, Jose Augusto Gomes Aniceto; os coronéis da Reserva Remunerada Sergio Filardo, Rui Rota da Purificação; Chehade Elias Geha e Edemilson de Barros.

GALERIA DE IMAGENS