Sistema de transporte de grãos mais moderno do Brasil, Moegão de Paranaguá avança nova etapa

O Moegão, que recebe investimento de R$ 600 milhões, tem como foco o aumento da produtividade portuária, a redução de cruzamentos ferroviários na cidade — de 16 para cinco — e a integração entre os operadores portuários e o cais.
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07/02/2025 - 09:10

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O primeiro módulo das galerias transportadoras, que farão o transporte de grãos do Moegão aos terminais portuários interligados ao sistema, foi içada nesta quinta-feira (06), no Porto de Paranaguá, no Litoral, como parte da maior obra pública portuária do País. Com 38 toneladas e 25 metros de comprimento, esta unidade é a primeira de um total de 54 módulos. O interior de cada módulo das galerias conta com três esteiras transportadoras de grãos vegetais, com capacidade de 2000t/h cada. Os módulos conectados totalizarão 1,7 km de galerias transportadoras.

O Moegão, que recebe investimento de R$ 600 milhões, tem como foco o aumento da produtividade portuária, a redução de cruzamentos ferroviários na cidade — de 16 para cinco — e a integração entre os operadores portuários e o cais. Atualmente, 23% da obra já foi concluída, e a expectativa é que seja entregue até o final de 2025. Ao todo, 353 funcionários trabalham na construção.

“Estamos revolucionando a maneira de receber as cargas de grãos pela ferrovia, pois este sistema que centraliza o recebimento ferroviário não existe em outro porto no Brasil. A instalação do primeiro módulo de galerias marca o início de uma nova etapa extremamente importante da construção”, afirmou o diretor de Engenharia e Manutenção, Victor Kengo.

“O içamento da galeria metálica é um marco, pois iniciamos a parte aérea do Moegão. Até agora, estávamos trabalhando com a montagem das estruturas no chão. Já concluímos 50% da parte de fundação, blocos e estaqueamento das moegas”, explicou a coordenadora de projetos do consórcio Moegão, Caterina Veronese.

Os dois guindastes usados no içamento do módulo foram posicionados um dia antes da delicada operação, seguindo as coordenadas do projeto. Os equipamentos receberam contrapesos de 40 e 50 toneladas cada, para garantir equilíbrio na montagem. Com as cintas de amarração, os guindastes conduziram o módulo até o alto dos pórticos pré-moldados, realizando uma instalação com precisão milimétrica.

OPERAÇÃO – O acesso ferroviário ao Porto de Paranaguá será adequado para a operação do sistema Moegão. A carga será descarregada dos vagões, caindo nos funis do subsolo e transportada por correias aos elevadores de canecas, de onde a carga será elevada para as linhas de correias transportadoras aéreas que se interligarão aos terminais portuários.

Os grãos serão recebidos nos terminais e, na sequência, a carga será enviada aos navios pelo corredor de exportação. O novo modelo de descarga ferroviária vai aumentar ainda mais a movimentação. A expectativa é aumentar em 60% a capacidade ferroviária, passando de 550 para 900 vagões por dia.

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