Sistema de esgoto de
Rondon será ampliado

Obras devem elevar o atendimento com coleta de esgoto de 57,5% para 75% da população urbana.
17/04/2019 - 14:20

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai investir R$ 2,1 milhões na ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Rondon, Noroeste do Estado. O compromisso para esses investimentos foi firmado durante reunião em Curitiba entre o diretor de Investimentos da Sanepar, Joel de Jesus Macedo, e o prefeito Ailton Alfredo Valloto.

Também participaram do encontro o gerente de Projetos e Obras da Sanepar para a Região Noroeste, Marcelo Dias, e o coordenador de Projetos, Erick Tomiello.

Os investimentos preveem a contratação de projetos executivos e complementares, além da construção de uma estação elevatória de esgoto. Também serão implantados 10 km de rede coletora e 500 ligações prediais. A previsão é que as obras comecem no primeiro semestre de 2020 e sejam concluídas no decorrer do segundo semestre de 2021.

A Sanepar atende 100% da população urbana de Rondon com água tratada e 57,5% com coleta de esgoto. Todo o esgoto coletado é integralmente tratado. Com a conclusão das obras, os benefícios proporcionados pelos serviços de esgotamento sanitário serão levados a 75% da população.

De acordo com Marcelo Dias, a estação atual atende hoje 1.879 ligações, mas foi projetada para atender ao crescimento da população. “Na elaboração do projeto, os técnicos já calculam o atendimento de toda a população urbana em um horizonte de até 20 anos. Hoje, a ETE Rio do Rato opera com apenas 60% de sua capacidade e está preparada para atender à futura demanda do município de Rondon”, explicou o gerente.