Dezenove novos servidores estaduais terminam nesta quarta-feira (23) um curso dedicado ao conhecimento da estrutura da Secretaria da Fazenda e da Receita Estadual. A capacitação está prevista em termo de cooperação técnica assinado com as secretarias estaduais da Administração e da Previdência e do Planejamento e Projetos Estruturantes.
O secretário da Fazenda, Renê de Oliveira Garcia, disse que o órgão é o coração do Estado. “Se der errado aqui, o Estado morre”, destacou. Ele lembrou que, apesar disso, pouca gente sabe exatamente o que faz a Secretaria da Fazenda, quais são suas atribuições e funções.
“Daí a necessidade de os novos servidores começarem o trabalho muito bem preparados, especialmente diante da crise que vive o País, que transformou em concorrentes os 27 Estados da Federação”, disse Garcia. Além da guerra fiscal que mina os cofres públicos, afirma, todos os Estados brasileiros enfrentam perda de receita e um inchaço nas despesas.
FORMAÇÃO SISTÊMICA – O curso foi organizado pela Escola Fazendária do Paraná. Os servidores já haviam passado por outro treinamento, de Integração Funcional promovido pela Escola de Gestão do Paraná (EGP). Estes cursos ocorrem pela primeira vez como formação de caráter sistêmico para preparar os novos servidores públicos para suas atividades no Poder Executivo estadual.