Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizam na próxima terça-feira (4) um mutirão de testes para detecção do novo coronavírus com servidores estaduais que atuam no Palácio das Araucárias, em Curitiba. O exame realizado será do tipo RT–PCR, que analisa o material genético do vírus utilizando uma amostra de saliva.
Serão realizados 600 testes exclusivamente para pessoas assintomáticas. Os interessados devem agendar o horário de atendimento.
A ação faz parte de um projeto financiado pelo Governo do Estado que busca ampliar a capacidade de testagem do novo coronavírus como estratégia de controle da pandemia.
A UFPR é parte integrante da Rede Paranaense de Diagnóstico Molecular SARS-CoV-2, composta, ainda, pelas universidades estaduais de Londrina (UEL); Maringá (UEM); Ponta Grossa (UEPG); do Oeste do Paraná (Unioeste); e do Centro-Oeste (Unicentro); do Norte do Paraná (UENP). Também fazem parte Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila); e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
A UFPR realizou, desde junho do ano passado, cerca de 30 mil testes na própria comunidade acadêmica, em professores e estudantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em servidores da Seti, na Penitenciária Feminina de Piraquara e em comunidades indígenas. Também serão testados os profissionais que irão atuar no vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), agendado para os dias 2 e 3 de maio.
- Paraná receberá mais 309,2 mil doses de vacinas contra Covid-19
- Paraná inicia novo projeto de sequenciamento genético da Covid-19
TESTAGEM – O Governo do Estado está investindo R$ 1,4 milhão, viabilizados pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Sperior (Seti), por meio do Fundo Paraná, para a aquisição de equipamentos que irão contribuir para melhoria de laboratórios das universidades que integram a Rede Paranaense de Diagnóstico Molecular SARS-CoV-2.
Entre os equipamentos, que será adquirido pela UFPR, está um ultrafreezer com alta capacidade de refrigeração para o armazenamento das amostras coletadas.
Segundo o superintendente da Seti, Aldo Bona, a expectativa é aumentar a capacidade de realização de testes mensais nessas instituições. “Nessa fase mais crítica da pandemia, é fundamental testar a população para realizar o tratamento adequado. Nós queremos que nos espaços públicos, onde existe um grande número de trabalhadores, aconteça um acompanhamento periódico para avaliar as condições de saúde de cada servidor”, destacou.
A professora do Departamento de Genética da UFPR, Jaqueline Carvalho de Oliveira, explicou que o RT-PCR com amostra de saliva não é invasivo como o swab nasal e também possui alta precisão nos resultado.
“Esse formato de teste analisa o material genético do vírus da Covid-19 e possui um resultado preciso. É extremamente importante que todos os servidores participem da testagem para que possamos identificar a fase pré-sintomática e quebrar a cadeia de transmissão. Muitas pessoas contaminadas não têm nem ideia que estão transmitindo o vírus”, disse.
A pesquisadora alerta sobre a importância de manter as regras de distanciamento social no local de trabalho, evitando reuniões e confraternizações. Segundo pesquisadores, cerca de dois terços da população que é infectada pelo novo coronavírus não apresenta sintomas ou apresenta sintomas leves, mas podem transmitir para grupos mais vulneráveis. Nos últimos mutirões realizados pela UFPR, de 1% a 3% dos testados apresentaram resultado positivo.
- Paraná confirma primeiro caso de paciente com Covid-19 e Dengue
- Universidades estaduais do Paraná se destacam em avaliação
COLETAS – As coletas ocorrerão no estacionamento do Setor de Ciências Biológicas (SCB), no Centro Politécnico, das 8h às 13h. No momento da coleta, os servidores deverão apresentar documento com número de CPF e caneta para assinar o termo de consentimento. Para fazer o exame, os participantes não devem consumir alimentos ou bebidas 30 minutos antes da coleta. O resultado é divulgado em até 72 horas.
UNESPAR – Na próxima segunda-feira (3), a Unespar realiza uma segunda rodada de testes com pessoas assintomáticas nos campi de Curitiba I e II e de Paranaguá. A universidade dobrou o número exames, dessa vez serão 200 testes para Curitiba e 200 testes em Paranaguá para agentes universitários, professores, estagiários, estudantes e profissionais terceirizados, bem como familiares de 1º grau co-habitantes.
Serviço
Testes de Covid-19 para pessoas assintomáticas
Público-alvo: servidores estaduais do Palácios das Araucárias
Quando: 4 de maio, segunda-feira
Horário: das 08 às 13h
Local: estacionamento do Setor de Ciências Biológicas, no Centro Politécnico (Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100, Jardim das Américas)
Link para agendamento AQUI.