A população em situação de vulnerabilidade social de Sertaneja, no Norte do Paraná, ganhou nesta quinta-feira (25) um reforço para melhorar a segurança alimentar e nutricional. Foram entregues os equipamentos e utensílios que auxiliarão na confecção de produtos na Panificadora Comunitária, com perspectivas de atender cerca de 250 pessoas diariamente.
Do Estado, o investimento ficou em R$ 162,2 mil, repassados pela Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento – o convênio totaliza pouco mais de R$ 167 mil. Foi adquirido todo o material permanente e de consumo necessário para o funcionamento de uma padaria de grande porte. O imóvel pertence ao município e foi adequado para essa função.
A população que passa a ter respeitado o direito à alimentação saudável, nutricionalmente balanceada e gratuita, é formada por crianças, adolescentes e idosos atendidos em projetos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da rede municipal de assistência social. Além deles, serão beneficiados estudantes da rede municipal de ensino.
A partir da entrega, a padaria, que fica em um imóvel no centro de Sertaneja, município com estimados 5.200 habitantes, passa a ser administrada pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A manutenção será feita com recursos próprios do município. A equipe é formada por, no mínimo, duas cozinheiras, uma agente de serviços, uma coordenadora e uma nutricionista.
Em parceria com outras secretarias municipais e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), serão feitos diagnósticos sociais, físicos e nutricionais do público prioritário do programa. Com isso, será possível acompanhamento individual do usuário, inclusive com orientação sobre alimentação saudável e reaproveitamento de alimentos.
PRESENÇAS – Entre outros, estiveram presentes na solenidade o prefeito Jamison Donizete da Silva; o chefe do Núcleo da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento em Cornélio Procópio, Fernando Itimura; o coordenador regional da Casa Civil, Frederico Alves; o deputado Luiz Cláudio Romanelli; e o presidente da Câmara de Vereadores, Samuel do Prado.