Começou nesta segunda-feira (14) o segundo Seminário dos Diretores Foco na Aprendizagem 2023. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação(Seed-PR), acontece até esta sexta (18), em Curitiba, e vai oferecer oficinas e palestras direcionadas aos diretores da rede estadual, com foco no planejamento pedagógico para o segundo semestre letivo. Ao todo, participam do seminário 2,2 mil profissionais da educação, de todas as regiões do Estado.
Distribuído ao longo da semana, o ciclo de oficinas será ministrado na sede da Unicesumar, no bairro Portão, e abordará os seguintes temas: Se Liga; PMA e Aluno Monitor; Feedback; SAEB da minha escola e SAEB: preparação da escola.
“A orientação, organização e liderança desempenhadas na rotina escolar, pelos diretores, impactam diretamente a performance dos alunos”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, na abertura do evento. “Por isso é necessário investir em métodos que aprimorem a visão estratégica, a capacidade de tomada de decisões e as habilidades de gestão na criação de um ambiente propício ao aprendizado. A escolha dos temas foi pensada especialmente para capacitar ainda mais nossos diretores”.
Na abertura do seminário, temas importantes como os incentivos à elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Paraná e estratégias para manutenção da frequência dos alunos às aulas também foram abordados como pontos focais para o planejamento pedagógico para o segundo semestre letivo.
Segundo o secretário, para que os diretores possam promover a excelência acadêmica é preciso apoio de toda a comunidade escolar em prol do cultivo de um clima positivo e promotor dos laços entre escola, famílias e comunidade. “Por isso, o seminário busca também promover o fortalecimento do corpo diretor das escolas do Estado, motivando-os a trocar experiências, aprender novas técnicas de liderança e, por consequência, alcançar resultados acadêmicos satisfatórios”, destaca.
Antônio Segan Cuba é diretor do Colégio Estadual Cecília Meireles, no município de Antônio Olinto, no Sul do Paraná, e reforça a importância do evento. “Participo dos seminários desde 2016 e, desde então, percebo a importância destes encontros, que servem para colocar-nos em contato com o que há de mais recente no mercado, em termos pedagógicos, além de servirem como oportunidade para que as demandas específicas de cada escola sejam ouvidas”, afirma.
- Educação divulga lista de campeões das Olimpíadas de Matemática das Escolas
-
Alunos superdotados contam com ampla rede de acolhimento na rede estadual do Paraná
Da mesma forma, Vanice Regina Charello, diretora do Colégio Estadual Rocha Pombo, em Morretes, no Litoral, considera o evento como oportunidade de enriquecimento profissional e implementação de soluções para as questões de rotina nas escolas.
“No dia a dia escolar é fácil restringir nossa visão às questões que dizem respeito somente ao nosso contexto pedagógico. No seminário, entramos em contato com múltiplas experiências. Afinal, são mais de 2 mil pessoas que exercem a mesma função. Por meio deste contato e também das oficinas é possível ampliar nosso espectro e implementar soluções mais eficazes no nosso próprio ambiente escolar”, afirma.