Seminário na Cohapar amplia conhecimento sobre metodologia BIM

Cerca de 50 profissionais da companhia participaram da capacitação sobre o Building Information Modeling, sistema que permite projetar com mais rapidez e qualidade os empreendimentos.
Publicação
31/01/2020 - 17:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Cohapar e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística promoveram nesta quinta-feira (30), na sede da companhia de habitação, um seminário sobre a plataforma BIM. Cerca de 50 profissionais das áreas de engenharia, arquitetura, tecnologia da informação e regularização fundiária participaram do encontro, que teve o intuito de fomentar e ampliar o conhecimento dos funcionários sobre a metodologia.

BIM – A Building Information Modeling, ou Modelagem de Informações de Construção em português, permite aos especialistas da área projetar empreendimentos com mais rapidez, precisão e de forma integrada. É possível prever já na etapa de planejamento situações envolvendo a construção, manutenção e uso dos empreendimentos, o que previne problemas e reduz custos em médio e longo prazo.

A partir de 2021, apenas projetos habitacionais desenvolvidos dentro da metodologia BIM poderão ser financiadas com recursos federais. As adequações vão auxiliar na elaboração de projetos, no orçamento e cotação de materiais e na gestão e fiscalização das obras, com a redução do desperdício de material e mão de obra.

O evento contou com a presença do especialista em BIM e professor da Universidade Federal do Paraná Sérgio Scheer. Segundo ele, a aplicação da metodologia dá mais garantias sobre a qualidade dos projetos desenvolvidos. “O BIM permite ter um projeto tridimensional, mais detalhado, com parâmetros que possam ser modificados rapidamente, uma visualização mais fácil para que o governo possa fazer o acompanhamento das suas edificações ou até mesmo de obras de infraestrutura”.

DESAFIOS E PERSPECTIVAS - Durante as seis horas de capacitação, foram tratados tópicos sobre os desafios e perspectivas para implantação do BIM nos órgãos estaduais, além de estudos de casos de sucesso e da implantação da metodologia na Cohapar. As arquitetas da Secretaria da Infraestrutura e Logística Lorraine Santos e Lucimara Lima também ministraram palestras no encontro.

INOVAÇÃO - O seminário fez parte das ações previstas na Estratégia BIM Paraná: Rumo à Inovação Digital nas Obras Públicas, instituída no decreto estadual número 3080/19, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

“A disseminação do BIM vem sendo desenvolvida pela Secretaria da Infraestrutura e Logística e nós estamos trabalhando neste projeto-piloto dentro da Cohapar”, explica o diretor de Programas e Projetos da companhia, Luis Werlang. “Com o uso da metodologia será possível aprimorar tecnologias, compatibilizar projetos, criar, utilizar e atualizar modelos digitais de uma construção de um modo mais colaborativo”, conclui.

INVESTIMENTOS – Além das capacitações, a Cohapar está investindo na aquisição de softwares e de equipamentos de informática complementares utilizados na aplicação do BIM. Um laboratório específico para utilização do sistema está em construção dentro da sede da companhia para aprimoramento dos técnicos envolvidos e desenvolvido de projetos dentro dos parâmetros BIM.

GALERIA DE IMAGENS