Seis municípios atingiram recorde de temperatura máxima de 2025 neste domingo

Meteorologistas detalham as variáveis que impactam na sensação do corpo humano em dias de temperaturas muito altas. Nos dez primeiros dias de fevereiro de 2025, oito cidades registraram a temperatura média pelo menos um grau mais alta do que a média histórica para o período.
Publicação
10/02/2025 - 11:40

Confira o áudio desta notícia

Depois de vários dias chuvosos, o sol chegou com força ao Paraná neste fim de semana. No domingo (09), seis municípios atingiram o recorde de temperatura máxima do ano: Apucarana (30,8ºC), Guarapuava (30,3ºC),  Laranjeiras do Sul (32,7ºC), Palmital (30,6ºC), Pinhão (32,4ºC) e Santo Antônio da Platina (33,2ºC). O distrito de Entre Rios, em Guarapuava, também bateu a temperatura máxima mais alta de 2025 neste domingo: 29ºC.

Nos dez primeiros dias de fevereiro de 2025, oito cidades registraram a temperatura média pelo menos um grau mais alta do que a média histórica para o período: Baixo Iguaçu, Cândido de Abreu, Cruzeiro do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Palmas, Pato Branco, e Santa Helena.

A sensação térmica também está bem alta. Neste domingo a sensação térmica foi mais alta na região Oeste do Estado. São Miguel do Iguaçu, por exemplo, registrou temperatura máxima de 34ºC e sensação térmica de 46,5ºC; Guaíra teve temperatura máxima de 37,1ºC e sensação térmica de 45,9ºC; e Palotina teve temperatura máxima de 36,1ºC e sensação térmica de 42,5ºC.

E ela pode ser ainda maior. 50ºC pode parecer impossível de suportar, mas às vezes é essa a sensação que a média das pessoas de uma cidade têm em dias com a temperatura máxima acima dos 30ºC. Esse valor já foi registrado em Guaraqueçaba, no litoral paranaense, em janeiro, e valores próximos a este continuam sendo registrados diariamente no verão.

A sensação térmica é um cálculo feito através de uma fórmula matemática, e demonstra o impacto do calor ou do frio no corpo humano. "É uma medida física e subjetiva da percepção do ser humano com relação ao calor ou ao frio, baseada não somente na temperatura do ar como também no vento e na umidade. Já o desconforto térmico é a percepção individual da pessoa", explica Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar. 

“Quanto maior a temperatura do ar estiver, especialmente acima dos 27ºC, e quanto maior estiver a umidade relativa do ar, especialmente acima dos 40%, maior será a sensação térmica e, consequentemente, maior será o desconforto térmico", diz Furlan.

O cálculo da sensação térmica também é feito no frio, mas as variáveis utilizadas são diferentes. A sensação térmica é menor com maior velocidade do vento e temperaturas mais baixas. 

PREVISÃO – Nesta segunda-feira (10) a nebulosidade abriu o dia nos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral. Chuvas isoladas e de fraca intensidade podem ser registradas nas praias.

“As temperaturas já subiram rapidamente e a tarde também são esperadas chuvas isoladas, de intensidade fraca ou moderadas, com baixos acumulados e de forma irregular, em todas as regiões. Tempestades localizadas não são descartadas da tarde para a noite. Em todo o Estado as temperaturas máximas devem passar de 30 ºC graus, mas nas regiões Sudoeste, Oeste, Noroeste e Norte Central elas podem passar de 36 ºC”, explica Furlan. O sol deve seguir com força no Paraná até terça-feira (11).

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

GALERIA DE IMAGENS