O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou nesta terça-feira (8) que a segurança pública será área prioritária de sua gestão. Ele participou da solenidade de troca de comando da Polícia Militar do Paraná, na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, e confirmou novos programas para a área. O foco será a integração das forças de segurança e investimento em planejamento e inteligência. O coronel Péricles de Matos assumiu o comando-geral da PM, no lugar da coronel Audilene Dias Rocha.
Ratinho Junior confirmou a criação da Cidade da Polícia. Este espaço vai integrar as forças de segurança das três esferas de governo, incluindo desde guardas municipais até as polícias rodoviárias Estadual e Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e o Exército. Outros programas destacados foram o Escola Segura, para reforçar a segurança ao redor das escolas com policiais que hoje estão na reserva, e os projetos Muralha e Olho Vivo, com foco na tecnologia e capacitação dos policiais.
“Vamos trabalhar com inteligência, com cada uma das forças de segurança respeitando a sua seara e sua missão, mas de forma integrada, planejando a segurança pública de forma constante no Paraná”, disse o governador. “A ideia é criar um modelo que possa unificar o trabalho das polícias, em especial na área de planejamento e inteligência. As forças de segurança terão que conversar e pensar estratégias constantemente”, afirmou.
O secretário de Estado da Segurança Pública, general Luiz Felipe Carbonell, explicou que todos os projetos estão em fase de estudo para implantação. “A Cidade da Polícia, por exemplo, está sendo dimensionada. A concepção é que teremos um local especificamente voltado para a segurança pública, com a integração de todas as forças do Estado e ligação com as forças nacionais”, disse.
OUTRAS MEDIDAS – A região de fronteira também terá atenção especial, ressaltou o governador, citando o projeto Muralha. “A proposta é criar toda uma estratégia para defender as fronteiras e evitar o contrabando e o tráfico de armas, drogas e cigarro. Teremos uma política de fronteira muito bem estabelecida”, disse. O governador também citou medidas para a redução de custos na área de segurança, como a revisão de contratos de aluguéis, retorno para as ruas de cerca de 30% dos policiais que atuavam na Casa Militar.
TROCA DE COMANDO – O novo comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos, afirmou que os policiais serão valorizados e atuarão de forma mais próxima dos cidadãos. “Será uma polícia de proximidade, que leva soluções para as comunidades, com uma mudança na forma de preparar o policial e, principalmente, com respeito ao profissional”, afirmou.
De acordo com ele, a valorização dos profissionais inclui uma polícia melhor equipada. “A determinação do governo é trabalhar com o emprego de tecnologia, de equipamentos, na produção de inteligência policial e, principalmente, uma polícia que respeite os direitos do cidadão em primeiro lugar e tenha um alto índice de eficácia e eficiência”, disse.
Primeira mulher a comandar a Polícia Militar do Paraná, a coronel Audilene Dias Rocha destacou as conquistas dos últimos meses. “Tivemos o melhor resultado dos últimos anos nos índices de criminalidade e violência. Com relação aos recursos humanos, tivemos a aquisição de viaturas para diversos comandos e batalhões, foram resolvidos problemas de fardamento e dos coletes balísticos”, disse. “Embora curta, foi uma gestão com muitos avanços”, afirmou.
CURRÍCULO – Natural de Irati, no Centro-Sul do Estado, o coronel Péricles de Matos ingressou na Polícia Militar como cadete em 1986. Foi declarado aspirante a oficial em 1988 e depois de uma carreira de promoções contínuas, foi promovido ao posto de coronel, por merecimento, em abril de 2012.
Foi comandante do Comando de Operações Especiais (COE), da 5ª. Companhia do 17º BPM em Almirante Tamandaré, do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Guarapuava, do 19º. BPM em Toledo, do 6º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM) em São José dos Pinhais, do 1º. CRPM em Curitiba e sub-comandante geral da Polícia Militar.
O coronel Péricles é formado no Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) do Exército, na Escola de Formação de Oficias da Academia Policial Militar do Guatupê da Polícia Militar do Paraná e em Direito pela PUCPR, além de ter feito diversos cursos de capacitação no Brasil, Espanha e Estados Unidos.
PRESENÇAS - Participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil, Guto Silva; os secretários do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega; e da Comunicação Social, Hudson José; os ex-governadores Cida Borghetti e Mário Pereira; os presidentes da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Renato Braga Bettega; e da Associação Comercial do Paraná, Gláucio Geara; o presidente eleito do TJPR, Adalberto Xisto Pereira; o comandante da 5a Região Militar, general Aléssio Oliveira da Silva; o delegado-geral da Polícia Civil, Sílvio Rockenbach; o diretor-geral do Detran, coronel Cesar Kogut; os deputados estaduais Hussein Bakri, Rubens Recalcatti, Pedro Lupion, Cláudia Pereira e Tiago Amaral e os deputados eleitos Sargento Fahur, Alexandre Amaro, Coronel Lee, Galo e Soldado Adriano José.