Segurança entrega viaturas e assina acordo para trabalho de presos

São 16 novos veículos que estão sendo entregues para diversas unidades policiais. Entrega foi feita em Cascavel pelo secretário de Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares.
12/07/2019 - 18:50

A região Oeste do Paraná recebeu nesta sexta-feira (16) o reforço de 16 novas viaturas que atenderão unidades das Polícias Civil e Militar. Os veículos adquiridos pelo Estado foram entregues pelo secretário de Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares. A cerimônia aconteceu na Prefeitura de Cascavel.

Além disso, foi firmado um convênio entre a Secretaria Municipal de Educação da cidade e a secretaria, para a contratação de mão de obra de presos da Penitenciária Estadual de Cascavel. “A iniciativa contribui para o processo de ressocialização dos detentos por meio de uma atividade laboral. “Parte do valor pago pelo trabalho ficará retida todo mês em uma poupança, para que ele possa retirar a quantia quando sair em liberdade definitiva””, afirmou o coronel Romulo.

O secretário destacou que somente presos com bom comportamento carcerário podem participar da iniciativa, que também dependem de autorização da Justiça para prestação de serviços externos. “Essas parcerias têm destacado o Paraná como um dos estados com mais presos trabalhando, cerca de 30% da população carcerária”, ressalta o coronel. São 6.807 pessoas, segundo o Departamento Penitenciário (Depen-PR).

As 16 viaturas que vão reforçar as frotas policiais de Cascavel e região fazem parte do pacote de 102 viaturas compradas pelo Governo do Estado e entregues esta semana à Secretaria de Segurança. “Elas permitirão um atendimento melhor e mais ágil às eventuais ocorrências de crime””, destacou o secretário.

Serão oito viaturas para cada instituição. As viaturas da Polícia Militar devem reforçar as unidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Laranjeiras do Sul, Pato Branco e Toledo, principalmente para o fortalecimento de ações ostensivas das equipes da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron). Já os oito veículos da Polícia Civil serão distribuídos pela região, conforme a necessidade das delegacias, o que vai ser definido pela própria Polícia Civil.

MODELO - O modelo dos veículos é o Trailblazer (Chevrolet), uma caminhonete com tração nas quatro rodas, câmbio automático, que permite um campo de visão mais aberto por ser mais alta que a maioria dos veículos, além de contar com dispositivos de comunicação e de suporte para atendimento das ocorrências.

De forma simbólica, o coronel Marinho entregou as chaves ao comandante regional da polícia Militar, tenente-coronel Dorian Cavalheiro e à Delegada-Chefe da 15ª Subdivisão Policial de Cascavel (15ª SDP), Mariana Vieira, juntamente aos deputados da região.

“”Queremos que os números continuem a apresentar um Paraná cada vez mais livre do crime. Por isso, reforço aqui o nosso compromisso de integração, inteligência e planejamento em todas as áreas da Segurança Pública do nosso Estado”, salientou o coronel Marinho. “Este evento e estas viaturas representam modernidade e reforço ao trabalho dos nossos policiais””.

FRONTEIRA –- A região Oeste conta com o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) que faz um trabalho específico para coibir crimes transfronteiriços, principalmente o narcotráfico, além de atuar em apoio a outros órgãos de segurança no combate ao contrabando e descaminho, delitos comuns na região.

Um exemplo é a Operação Integrada, na qual a unidade está trabalhando em conjunto com a Polícia Federal e da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública com operações constantes em toda a região de fronteira, com policiamento reforçado no Rio Paraná para combater o tráfego de contrabandistas que fazem a rota para trazer do Paraguai cigarros e outros produtos.

PRESENÇAS –- Estiveram na solenidade o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos; o presidente da Câmara, Alécio Espínola; o superintendente da Casa Civil, Gugu Bueno; os deputados estaduais Coronel Lee, Marcel Micheletto e Márcio Pacheco; o diretor da PIC, Valdecir Glalik Alves; o diretor da PEC, Renê Maciel Wecoski Fernandes; o coordenador regional do Depen, Thiago da Costa Correia; o diretor do Cense II, Helyton Rodrigo Mendes dos Santos, além de comandantes de unidades da PM e do Corpo de Bombeiros, vereadores, oficiais e praças da PM e de convidados.