A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) certificou nesta semana 229 servidores que concluíram o curso de Atendimento de Emergências em Edificações. A capacitação, que começou em abril, teve como foco a difusão de conhecimentos básicos sobre combate a incêndios, socorros de urgência, defesa civil e plano de fuga.
Os servidores foram divididos em oito turmas que passaram por 40 horas de treinamento cada. O curso teve sete módulos, sendo quatro teóricos, em ambiente virtual de aprendizagem, e três práticos que ocorreram na sede do Corpo de Bombeiros em Curitiba e no prédio da Cidade da Polícia, sede da Sesp.
“Queremos garantir a segurança dos servidores que atuam diariamente na Sesp. Essa capacitação vai além do serviço rotineiro da Secretaria e alcança a vida pessoal dos profissionais, pois ela possibilita que ele possa prestar os primeiros socorros a qualquer tipo de emergência”, disse o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.
Nos módulos teóricos, os participantes tiveram acesso a apostilas de estudo elaboradas pela Defesa Civil sobre os temas de plano de abandono, socorros de urgência, prevenção e combate a princípios de incêndio e Sistema de Comando de Incidentes (SCI). Ao fim de cada tema, os servidores passaram por provas para testar os conhecimentos adquiridos.
“Para a Sesp é muito importante que o servidor esteja capacitado, porque a qualquer momento ele pode se deparar com uma emergência no ambiente de trabalho ou fora dele”, afirmou o diretor-geral da Sesp, coronel Adilson Luiz Lucas Prusse. “No caso de um princípio de incêndio ou outro tipo de emergência no prédio, temos a certeza que o local poderá ser evacuado com bastante segurança. Além disso, na suas vidas pessoais, em suas casas, eles também estão preparados para prestar apoio a familiares, vizinhos ou qualquer pessoa que encontrarem em situação de emergência”.
Após a aprovação nos módulos teóricos, os servidores tiveram treinamentos práticos de combate a incêndio, de atendimento pré-hospitalar e de saídas de emergência. Todas as atividades foram orientadas e conduzidas pelos bombeiros militares.
A partir da conclusão do curso, a ideia é criar uma brigada composta pelos servidores da Secretaria, a fim de prevenir incidentes e garantir a segurança no dia a dia.