O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Portos e Aeroportos, Fabrizio Pierdomenico, visitou nesta quarta-feira (22) as instalações do Porto de Paranaguá e a sede administrativa da empresa pública. Essa foi a sua primeira visita no novo cargo ao Paraná.
Pela manhã, ele participou da inauguração do terminal da Klabin no Porto de Paranaguá, ao lado do governador Carlos Massa Ratinho Junior, e do diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, entre outras autoridades e convidados.
Para o secretário, a gestão da Portos do Paraná é referência no Brasil. Ele lembrou dos prêmios consecutivos do governo federal à empresa pública do Estado e a autonomia de gestão, o que permite arrendamentos próprios. “Paranaguá é um exemplo de que nós temos capacidade de ter portos públicos muito eficientes”, afirmou.
- Referência no Brasil, Porto de Paranaguá celebra 88 anos com foco no futuro
- Portos do Paraná tem programas contínuos para preservação da água em sua área de abrangência
Ele também destacou outros projetos inovadores previstos pela autoridade portuária paranaense. “Os planos para o futuro são bem consistentes, nós temos um grande desafio, do porto e do governo federal, para fechar a modelagem da futura concessão do canal de acesso do porto”, afirmou.
Pioneiro no País, o modelo paranaense de concessão marítima prevê que a iniciativa privada realize investimentos em serviços de dragagem, derrocagem, sinalização, batimetria, programas e monitoramentos ambientais. Assim, os processos que são fundamentais para a segurança da navegação e a chegada de grandes navios ganham agilidade.
Ao todo, os investimentos previstos somam R$ 1,05 bilhão – R$ 251 milhões até o segundo ano e R$ 797 milhões até o quarto. A concessão estudada é parcial, com um modelo híbrido de julgamento: maior desconto sobre a tarifa e maior valor de oferta.
Luiz Fernando Garcia apresentou a Pierdomenico a modelagem desse edital e o planejamento da empresa pública para os próximos anos. “Temos diversas obras e projetos em andamento pensando, sempre a médio e longo prazo, como o Moegão, que vai reestruturar nossas conexões com o modal ferroviário. É assim que os portos do Paraná se mantêm atrativos para o mercado e novos investimentos”, ressaltou.