Secretário diz que Paraná
caminha para agricultura digital

Em palestra na 3ª Tecnoagro, em Ivaiporã, Norberto Ortigara apresentou as tendências do agronegócio brasileiro e paranaense.
25/10/2019 - 14:10

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, apresentou nesta quinta-feira (24), em palestra na 3ª Tecnoagro, na Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí, (Fatec), em Ivaiporã, as tendências do agronegócio brasileiro e paranaense. O secretário reforçou o papel dos jovens no desenvolvimento de um modelo de agricultura altamente tecnológico.

Para o secretário, é preciso acompanhar as transformações tecnológicas no campo. Entre as tendências, segundo ele, estão a inteligência artificial, máquinas autônomas, máquinas elétricas, sistemas de gestão, sensores e aplicativos, sistemas integratórios de produção, ciência de dados, imagens com drones, automação, robótica e internet das coisas. “O desafio é a conectividade”, afirmou.

Ortigara enfatizou a posição do Paraná como quinta maior economia do Brasil, com participação de cerca de 16% na produção nacional de grãos e a liderança na produção de proteínas animais. O Estado tem 12 cooperativas entre as 20 maiores do Brasil.

Além disso, o Paraná tem 1.302 startups com mais de 10 mil pessoas envolvidas, e 119 delas são ligadas à agricultura. “Temos que usar a ciência a nosso favor, estamos caminhando para a agricultura digital num futuro próximo. Cerca de 72% do resultado no campo vem da tecnologia, e menos da força bruta. Aqui já buscamos a inovação para fazer mais com menos”.

O presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, também participou da mesa de abertura, contando a história da cooperativa que está entre as maiores do país e atingiu faturamento de quase R$ 15 bilhões no ano passado.

O evento foi promovido pela Fatec, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Instituto Paranaense de Asistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Prefeitura de Ivaiporã, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ivaiporã e Sebrae.