Secretário detalha iniciativas pioneiras do Estado para o 2º semestre letivo no Paraná

O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, participou nesta quinta-feira (1º) do programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, onde apresentou parte das ações implementadas na educação, nesta segunda etapa do calendário escolar.
01/08/2024 - 15:50

O início do segundo semestre letivo de 2024 nas escolas da rede estadual de ensino do Paraná é marcado por uma série de inovações e investimentos significativos, que reforçam o compromisso do Governo do Estado com uma educação ainda mais forte, para cerca de 1 milhão de alunos matriculados em toda a rede.

O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, participou nesta quinta-feira (1º) do programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, e apresentou parte das ações implementadas na educação, nesta segunda etapa do calendário escolar.

A rede estadual de ensino do Paraná se destaca pela integração de tecnologias educacionais à rotina pedagógica, como forma de suporte ao aprendizado. No primeiro semestre de 2024, com um investimento de mais de R$ 9 milhões em plataformas pedagógicas, a Secretaria registrou engajamento recorde de alunos nas atividades propostas.

Entre as ferramentas implementadas, a Matific (voltada para o aprendizado gamificado de matemática) e a Leia Paraná, que promove a leitura, mostraram-se particularmente eficazes, com mais de 240 mil logins na Matific e 732 mil acessos na Leia Paraná.

Já a plataforma Redação Paraná facilitou a produção de 2 milhões de textos, enquanto a Inglês Paraná registrou mais de 10 milhões de atividades, realizadas por 650 mil alunos cadastrados.

Outro destaque apresentado pelo secretário foi a incorporação da Inteligência Artificial (IA) às atividades em sala que, a partir do mês de agosto, será realidade em 98 escolas pertencentes aos Núcleos Regionais de Educação (NREs) de Apucarana, Londrina, Ponta Grossa, Maringá, Goioerê, Francisco Beltrão, Wenceslau Brás, além de Curitiba e Região Metropolitana (RMC).

Trata-se do recurso digital Khanmigo, ferramenta já utilizada pela Khan Academy, que funciona como ‘tutor digital’ na resolução de exercícios matemáticos, guiando o processo de resolução de problemas e criação de textos, sem fornecer respostas diretamente, mas incentivando a reflexão e a compreensão dos conceitos.

“Trata-se de uma ferramenta pioneira no Brasil que, enquanto mecanismo auxiliar à educação, pode alavancar importantes enriquecimentos do processo de aprendizagem, uma vez que  permite aos estudantes progredirem em seu próprio ritmo, de forma individualizada”, explicou Miranda.

MAIS SAÚDE NA MERENDA – Comprometida com a promoção de uma alimentação escolar mais nutritiva, a rede estadual de ensino do Paraná dará continuidade à oferta de arroz e feijão orgânicos nas refeições dos alunos no segundo semestre de 2024. A medida, introduzida neste ano, visa incentivar hábitos alimentares saudáveis e apoiar a agricultura familiar sustentável.

"No primeiro semestre, destinamos R$ 37 milhões para a compra de alimentos de pequenos produtores, dentro de um total de R$ 265 milhões investidos em todos os alimentos oferecidos. Isso faz do Paraná o Estado brasileiro que mais investe em alimentação cultivada por agricultura familiar", afirmou.

Além do arroz e feijão orgânicos, a alimentação escolar continuará a evoluir com práticas ainda mais saudáveis no próximo semestre. A substituição de margarina pela manteiga, a inclusão de barrinhas de cereais e sucos de frutas sem adição de açúcar, adoçados naturalmente com suco de maçã, são exemplos de melhorias que já estão sendo implementadas.

CONCURSOS E MAIS PROFESSORES – Segundo Roni Miranda, importantes iniciativas que começaram a ser implementadas no primeiro semestre também serão continuadas nos próximos meses, como o chamamento de professores aprovados no último concurso público para composição do Quadro Próprio do Magistério (QPM), em junho de 2023.

“Em tempo recorde fizemos o chamamento público de mais de 2 mil novos professores aprovados no concurso. Neste próximo semestre haverá novos chamamentos”, afirmou.

Além do concurso do QPM, novo edital para seleção via Processo Seletivo Simplificado (PSS) também foi aberto. As inscrições devem ser feitas pelo site do Instituto Consulplan até as 16h do dia 22 de agosto. Podem ser preenchidas até 30 mil vagas ao longo do período de vigência do processo seletivo nos 32 Núcleos Regionais de Educação.

“Esta é a oportunidade para os profissionais que desejam fazer parte da educação do Paraná que, além de ser considerada a melhor do Brasil, segundo o Ideb, também é a que melhor remunera o professor, com salários de até R$ 6.148”, destaca o secretário.

VACINAÇÃO NAS ESCOLAS – A partir desta segunda-feira (5) as escolas da rede estadual iniciarão a vacinação de seus estudantes em uma parceria entre as secretarias da Educação e a da Saúde, visando ampliar as taxas de imunização conforme o calendário nacional. “A iniciativa visa simplificar o processo de vacinação, permitindo aos estudantes serem imunizados nas próprias escolas, mediante autorização prévia em documentação assinada pelos pais, conforme preferirem”, explicou.

Os Núcleos Regionais de Educação (NREs) serão responsáveis por orientar e apoiar as instituições de ensino, enquanto deverão organizar o cronograma de vacinação junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS), divulgar as datas e horários aos pais ou responsáveis, coletar e arquivar os termos de consentimento assinados, e garantir que os estudantes apresentem suas carteiras de vacinação no dia da aplicação dos imunizantes. Maiores detalhes da campanha serão divulgados nesta sexta-feira.

Confira a entrevista: