A Secretaria do Turismo do Paraná (Setu) recebeu nesta terça-feira (12) um reconhecimento pelo incentivo ao turismo de negócios e eventos em Curitiba. A pasta estadual recebeu a menção honrosa no Prêmio Embaixadores de Curitiba 2023, uma iniciativa do Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau (CCVB), entidade de fomento turístico, sem fins lucrativos. O prêmio também contemplou empresários e empresas do setor. O Museu Oscar Niemeyer (MON) também recebeu a menção honrosa.
O reconhecimento se deve à colaboração nas ações do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions). Ele contempla reuniões, congressos e exposições e ocupa as primeiras posições entre os que mais aumentaram em termos de faturamento nos últimos anos no País. O segmento também é uma vitrine para a divulgação do Paraná.
Curitiba foi o terceiro destino mais frequente do País em viagens corporativas em 2023, atrás de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Campinas (SP) e Goiânia (GO) completam a lista dos dez principais destinos do País no turismo de negócios. Os dados são do levantamento anual da Omnibees, plataforma de tecnologia usada para reservas em mais de 7 mil hotéis.
O secretário do Turismo em exercício, Beto Costa, afirma que o apoio do Estado aos municípios é fundamental para a consolidação do Paraná como polo desse segmento. "A menção honrosa valida as ações neste segmento”, disse.
Para a diretora-geral da Setu, Camila Aragão, a maior contribuição que o Estado ofereceu ao segmento foi na viabilidade de novos acessos à Capital com a malha aérea e no direcionamento de empresários do setor. "Estamos levando todos os empresários interessados em divulgar seus produtos aos nossos estandes de feiras e eventos para que sejam vistos e consigam mostrar o que têm de melhor. Além disso, mantemos o diálogo constante com companhias aéreas para melhorar a oferta de voos diretos", comentou.
Segundo a presidente do CCVB, Gislaine Queiroz, as ações do Governo do Estado impactaram diretamente a Capital. "O trabalho de colocar Curitiba em destaque é primordial. Com todas as entidades trabalhando em prol do destino, esse recorte turístico é fortalecido. Hoje temos um Estado inovador nessa área", relatou.
- Temporada de cruzeiros no Paraná chega ao fim com mais de 24 mil turistas no Litoral
- Resolução incentiva empresas do turismo a criarem protocolos de segurança para mulheres
PRÊMIO – O Prêmio Embaixadores de Curitiba reconhece promotores e realizadores de eventos que trazem público, turistas e fomentam a economia da Capital. A iniciativa premiou realizadores de eventos em Curitiba em quatro segmentos turismo. Foram condecorados realizadores de eventos de Feiras e Negócios, Congresso Técnico-Científico, Evento Corporativo e Evento Esportivo/Cultural.