Trinta e oito servidores da Secretaria estadual da Saúde se formaram nesta sexta-feira (6) em um curso sobre técnicas de mapeamento e melhorias de processos, com foco no aprimoramento e estruturação de todo fluxo de trabalho da pasta. A especialização recebeu investimento de cerca de R$ 122 mil e ocorreu de forma presencial, com carga de 380 horas/aula.
Denominado Especialização em Modelagem de Processos Aplicados à Saúde Pública, o curso foi ofertado em parceria com a Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP).
“Seguindo determinação do governador Ratinho Junior, a Sesa vem investindo cada vez mais em projetos e especializações que impactam e agilizam o serviço de saúde prestado à população”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto. “São ações e ferramentas que permitem um olhar mais antenado, priorizando a melhoria da qualidade de vida de todos os usuários do Sistema Único da Saúde”.
- Paraná leva equipe de saúde aos EUA para garantir avanços no tratamento do autismo
-
Combate à meningite: Saúde reforça importância da vacinação contra a doença
Segundo a diretora de Contratualização e Regulação (DCR) da Sesa, Lilimar Mori, por meio da capacitação será possível obter uma melhor percepção de riscos e controles, além de otimizar os recursos aplicados à saúde. “São profissionais que a partir de agora estão muito mais preparados e qualificados para atuar na melhoria dos serviços de saúde ofertados à toda população”, disse.
De acordo com a formanda e coordenadora de Contratualização de Cuidados em Saúde da Sesa, Raquel Mazetti Castro, os aprendizados do curso já estão sendo implementados na rotina de trabalho de todo setor.
“Todo aprendizado relacionado ao monitoramento dos processos já está sendo aplicado. Com o método já em desenvolvimento foi possível, por exemplo, evitar o retrabalho, o que consequentemente reduziu o tempo empregado em determinadas tarefas, otimizando de forma satisfatória todo o fluxo de trabalho da equipe”, afirmou.