Secretaria da Saúde oferece curso online de qualificação de técnicos em mamografia

A “Capacitação de equipes técnicas que realizam exames de mamografia”, com 40 horas de duração, está disponível na plataforma EaD da Escola de Saúde, e é voltada para profissionais que operam os mamógrafos de todo o Estado, especialmente no SUS.
Publicação
17/10/2024 - 17:08
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) lançou nesta semana um curso online para qualificação de equipes técnicas que realizam exames de mamografia. A iniciativa é uma maneira de aprimorar a qualidade do serviço prestado às mulheres no Paraná, contribuindo para a detecção precoce do câncer de mama. A ESPP é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A “Capacitação de equipes técnicas que realizam exames de mamografia”, com 40 horas de duração, está disponível na plataforma EaD da Escola de Saúde, e é voltada para profissionais que operam os mamógrafos de todo o Estado, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS).
O material, disponível desde o dia 14, ressalta a importância do cuidado com a mulher, chamando a atenção para o Paraná Rosa, programa de conscientização sobre o câncer de mama.

O conteúdo aborda a precisão dos diagnósticos, atualização de conhecimentos, atendimento ao paciente, redução de riscos, qualidade dos serviços, interpretação de resultados e a atenção às diretrizes de segurança.

OUTRO CURSO - Além deste curso, a Sesa também desenvolveu um outro – Introdução à Inspeção e Controle de Qualidade em Serviços de Mamografia – dentro da mesma temática, mas direcionado para inspetores de Vigilância Sanitária que realizam ações neste tipo de estabelecimento. Disponível desde abril, já capacitou 294 profissionais da área.

COMPROMISSO - Desde 2021, as coordenadorias de Vigilância Sanitária e de Promoção à Saúde da Sesa desenvolvem ações do Programa Estadual de Vigilância da Qualidade dos Serviços de Mamografia do Paraná (PEVQSM), aprovado junto à Comissão Intergestores Bipartite, por meio da Deliberação CIB n° 242/2021.

Uma das etapas do programa prevê a qualificação das equipes técnicas que atuam nos Serviços de Mamografia a fim de orientá-las a respeito do procedimento e da forma correta como o exame deve ser feito e, assim, assegurar diagnósticos precisos e em tempo oportuno.

Para o secretário de Estado da Saúde, César Neves, o programa é uma iniciativa fundamental para garantir que os exames de mamografia realizados nesses serviços atendam padrões elevados de qualidade e segurança. “Os exames são de extrema importância para o diagnóstico precoce, podendo prevenir e direcionar para o tratamento. A operacionalização dos mamógrafos, assim como o aprimoramento do processo do exame, traz mais segurança ao paciente”, ressaltou.

EXAMES – Uma das formas de detecção precoce do câncer de mama é a mamografia de rastreamento, oferecida gratuitamente pelo SUS. É indicada para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos a cada dois anos. Mulheres de outras faixas etárias com histórico familiar podem fazer por indicação médica.

De acordo com o Sistema de Informação do Câncer (Siscan) no Paraná, em 2022, foram realizadas 190.069 mamografias de rastreamento, em mulheres de 50 a 69 anos e, em 2023, 215.424. Desde o início deste ano, 122.071 mulheres paranaenses já fizeram o exame.

“A implementação de um Programa Estadual de Vigilância da Qualidade dos Serviços de Mamografia visa não apenas melhorar a qualidade dos exames, mas também aumentar a confiança da população nos serviços de saúde, resultando em um aumento nas taxas de detecção precoce do câncer de mama e melhores resultados em saúde”, complementou Luciane Otaviano, coordenadora da Vigilância Sanitária na Sesa.

GALERIA DE IMAGENS