Secretária da Cultura destaca 140 anos do Guaíra em entrevista à TV Paraná Turismo

Luciana Casagrande Pereira também destacou a importância dos Núcleos Regionais de Cultura lançados em julho, além de falar da vasta programação de férias voltada para o público infantojuvenil nos equipamentos culturais do Estado.
12/07/2024 - 16:18

A secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, participou nesta sexta-feira (12) do jornal "Paraná em Pauta", da TV Paraná Turismo, e anunciou importantes novidades da área. Entre os assuntos abordados na entrevista, a secretária falou sobre o início das celebrações de 140 anos do Teatro Guaíra, comemorados em 2024, a inauguração dos Núcleos Regionais de Cultura e a vasta programação de férias voltada para o público infantojuvenil nos equipamentos culturais do Estado.

Uma campanha foi lançada nas redes sociais, na primeira semana de julho, como primeira iniciativa nas comemorações pelo aniversário do Teatro Guaíra. A campanha difunde informações históricas, curiosidades, fatos importantes e bastidores deste que é um dos maiores complexos culturais da América Latina.

"É um ano de celebração. São 140 anos do Teatro Guaíra, 70 anos do Guairinha e 50 anos do Guairão. Estamos muito emocionados. Iniciamos a campanha com a marca dos 140 anos e celebraremos ao longo do ano inteiro", disse Luciana. "A nossa orquestra, o balé do Teatro Guaíra, a Escola de Dança e o G2 farão itinerâncias. Eles têm trabalhado arduamente, com coreografias novas e maestros convidados de todo o Brasil, além de convidados internacionais."

Outra grande novidade é o lançamento de uma série especial de televisão, chamada “O Palco e o Tempo”, que estreia na programação da TV Paraná Turismo na próxima quinta-feira (18) e segue no ar com novos episódios sempre às quintas, às 19h50, até o dia 19 de setembro. A apresentação é do diretor artístico do Teatro Guaíra, Áldice Lopes. " A série mostrará os bastidores do teatro, as personalidades que ajudaram a construir essa história linda. 'O Palco e o Tempo' vale muito a pena assistir", ressaltou Luciana.

Luciana falou, ainda, sobre o lançamento de sete Núcleos Regionais de Cultura, inaugurados na primeira semana de julho. Os núcleos têm a função de otimizar o trabalho de descentralização dos recursos de fomento e qualificação por todo o Paraná.

"Os Núcleos Regionais são mais do que um escritório da Secretaria de Cultura. Eles são braços direitos, atuando em fomento regionalizado. Vamos trabalhar intensamente na qualificação e no olhar regional, pois somos um estado muito diverso e cada região tem suas características e agora estaremos presentes", afirmou a secretária.

"Este não é um trabalho que começa agora. É um esforço contínuo, desenvolvido ao longo dos últimos anos. Essa iniciativa é uma parceria sugerida pelo governador Ratinho Junior, visando a transversalidade com outras áreas."

A entrevista fechou com destaque para a vasta programação de férias de julho nos equipamentos de cultura do Estado, com foco no público infantojuvenil. Oficinas, mediações, atividades lúdicas, brincadeiras, espetáculos, rodas de leitura e contação de história são apenas algumas das ações promovidas pelos museus e Biblioteca Pública do Paraná durante o período de férias escolares.

Para conferir a agenda completa e acompanhar todas as ações da Cultura Paraná e seus equipamentos, acesse: www.cultura.pr.gov.br ou @cultura_parana

Confira o vídeo: